Saúde

Acido Úrico –  Sintomas e Tratamento

Acido úrico é um subproduto das purinas compostos que é encontrado nas células do corpo inclusive o DNA. Ao envelhecer e morrer as células se  quebram e liberam no sangue as purinas.  Em menor quantidade ela aparece da digestão de alguns alimentos como o fígado, anchova, feijão, ervilha ou de bebidas alcoólicas principalmente a cerveja. O acido úrico é eliminado pelo corpo através dos rins e expelido pela urina, uma parte também é eliminada pelas fezes. Quando o corpo produz grandes quantidades de acido úrico ou ele não esta sendo expelido corretamente ocorre a hiperuricemia. O alto nível de acido úrico no sangue é o causador da gota ou formação de cálculos nos rins e insuficiência renal.

Acido-Úrico

Sintomas do Acido Úrico

Quando o acido úrico tem níveis elevados no sangue a dor e o inchaço nas articulações são os sintomas mais comuns. Eles acontecem por causa do acumulo de cristais de urato de sódio em algumas regiões do corpo. Outros sintomas muito comuns do acido úrico são:

Acido-Úrico-sintomas

– Vermelhidão e dificuldade de movimentar a articulação afetada;

– Ao tocar no local onde os cristais se depositaram pode sentir sensação de "areia";

– Calafrios e febre baixa, em alguns casos;

– Pode haver descamação da pele na região afetada;

– Pode haver sintomas relacionados ao mau funcionamento renal como dor nas costas e dificuldade para urinar;

– dor no dedão do pé, mas também pode afetar outras articulações como tornozelos, joelhos, punhos e dedos das mãos.

Os homens são os mais afetados pelo acido úrico, os que tem casos de artrite na familia e aqueles que consomem muito álcool.

Tratamento Para Acido Úrico

Existem muitos fatores que aumenta o acido úrico entre eles esta a obesidade, hipertensão arterial, síndrome metabólica, consumo excessivo de álcool, doenças renais crônicas e uso de diuréticos, tiazidicos e salicilatos em baixas doses. Este fatores devem ser corrigidos durante o tratamento. A alimentação é prioridade no tratamento da hiperuricemia, pois vários alimentos contribuem diretamente para o aumento de purinas que formam o acido úrico.

Acido-Úrico-pe

São contraindicados durante o tratamento:

– Condimentos como caldos de galinha ou carne;

– Vísceras como: coração de galinha, rim, fígado, moelas, miolo;

– Alimentos embutidos: salsicha, presunto, mortadela, linguiça;

– Ovas de peixe e molhos à base de carne;

– Peixes: sardinha, anchova, cavala, arenque, manjuba;

– Mexilhão – Bebidas alcoólicas: principalmente a cerveja.

Outros alimentos devem apenas ser diminuídos no seu consumo entre eles a carne, peixe, aves e mariscos. Recentemente alguns alimentos fontes de proteínas vegetais que eram proibidos foram liberados por não serem os causadores do quadro de Gota, entre eles o espinafre, couve-flor, cogumelos comestíveis, lentilha, feijão e ervilha. Embora não precisem ser retirados do cardápio devem ser consumidos com cuidado.

Acido-Úrico-ali

No caso de altos níveis de acido úrico além das restrições pode haver necessidade de tratamento com remédios que devem ser receitados pelo medico reumatologista. Sabendo cuidar do seu acido úrico com certeza aliviara os sintomas e lhe proporcionara melhor qualidade de vida.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Cuide de seu acido úrico para não contrair a GOTA!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.