Financeiro

Comprar Imóvel – Principais Custos e Informações

casa-custosQuando uma pessoa compra um imóvel, precisa ter em mente que os gastos vão além do preço pago ou financiado na casa. Isso é, um imóvel que custa em torno de R$ 100 mil, sairá com um valor maior que esse, pois existem algumas despesas com a documentação, impostos, entre outros. Para quem ainda desconhece essas informações e está com planos de comprar a casa própria ou trocar seu imóvel, confira as nossas dicas.

Principais Custos de Comprar um Imóvel

Antes de adquirir um imóvel, é necessário que o cliente deverá ter em mente que além do valor do imóvel e do custo do financiamento, existem despesas que precisam ser pensadas pois podem pesar no orçamento na hora da compra. É necessário reservar um valor que será utilizado para pagamento de impostos e documentação. Geralmente, esse valor custa no máximo 4% do valor do imóvel, mas depende muito da região em que está localizado. Os valores extra são:

Valor de Entrada (no caso de imóveis financiados) – O valor de entrada é uma quantia de dinheiro que o cliente deverá pagar quando financiar o imóvel, já que não é possível efetuar o financiamento de 100% do valor total. Esse valor de entrada depende muito da renda mensal do comprador, da região em que o imóvel está localizado, e também da financiadora. Geralmente o valor de entrada costuma ser 10% do valor do imóvel, porém não há uma regra, pois como falado anteriormente, a entrada depende de alguns fatores.

Custo Efetivo Total do Financiamento (CET) – No financiamento, além das taxas de juros, é cobrado também o CET. Este percentual é calculado junto no valor da parcela e inclui juros, prêmios dos seguros de Morte e Invalidez Permanente (MIP), Danos Físicos do Imóvel (DFI), tarifa mensal de serviços administrativos, tarifa de avaliação do imóvel e impostos como o Imposto de Operações Financeiras (IOF).

Custo de Moradia – Para quem mora de aluguel e comproum um imóvel na planta, deve ter ciência que as despesas mensais incluirão o aluguel até a data de entrega do mesmo. No contrato, já vem informado que a entrega pode sofrer um atraso de 180 dias, porém em alguns casos extremos, esse atraso pode durar até um ano, ou mais que isso. Já para os imóveis prontos, deve ser incluído custo de condomínio (se houver) e IPTU. 

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) – O ITBI é um imposto municipal que deve ser pago no ato da compra. O valor muda dependendo do município, porém não ultrapassa 3% do valor do imóvel, podendo também haver descontos de acordo com a cidade.

Escritura Pública – Quando o imóvel é financiado, não há uma cobrança do valor da escritura, pois o contrato emitido pelo banco tem o mesmo valor. Porém, um imóvel comprado à vista precisa ser firmada uma escritura no Tabelião de Notas. O valor também muda de acordo com o tipo e valor do imóvel, além da região em que está localizado.

Registro do Imóvel – Depois da documentação toda emitida, o cliente deverá se dirigir até um cartório para registrar o imóvel levando toda a documentação. O custo do registro pode variar e as certidões são emitidas diretamente nos sites da Receita e do INESS.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.