Saúde

Exame de Câncer de Próstata – Idade Ideal e Prevenção

50-anosDo mesmo jeito que as mulheres precisam se prevenir para o câncer de mama, é necessário que o homem também tenha cuidados, mas com o câncer de próstata, um dos mais populares no público masculino. Por isso trouxemos dicas sobre o exame e como se prevenir.

Idade Ideal e Prevenção – Exame de Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula masculina, que participa da produção do sêmen e que se localiza entre a bexiga e o reto. Seu tamanho normal é aproximadamente de uma azeitona, e ela é composta por vários tipos de células, mas o câncer de próstata mais conhecido é que ataca a célula adenocarcinoma.
A causa do câncer nessa glândula ainda é desconhecida, porém quando ela se manifesta, é possível detectar através de exames como: toque retal; exame de ultra-sonografia transretal; e exame de PSA (antígeno prostático-específico).
Esse câncer é muito raro em homens com idade abaixo de 50 anos, porém após essa idade, a chance de desenvolver a doença tende a aumentar com o passar dos anos. Também é mais comum em homens negros e em pessoas com caso de histórico familiar, ou seja, se alguém na família já desenvolveu esse tipo de doença. Outros fatores que contribuem para o aparecimento do câncer na próstata são: consumo excessivo de álcool; dieta com pouca fibra e vitaminas.
É recomendado que os exames para detecção da próstata sejam realizados anualmente. A idade para começar a realizar os exames é de 50 anos, para os que apresentam menos riscos de desenvolver a doença. Já homens negros ou com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata, devem começar a realizar os exames preventivos em torno dos 45 anos.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.