Saúde

Como Identificar Sintomas de Dengue – Dicas

sintomas-dengueA dengue é uma doença infeccionada, causada por um vírus e transmitida pela picada do mosquito da espécie Aedes aegypt. Esse mosquito tende a se multiplicar em locais que possuem água limpa e parada. No Brasil há cinco tipos diferentes de dengue, mas circulam apenas quatro deles. Nos últimos anos, os surtos da doença diminuíram muito, geralmente acontecendo em épocas de calor, como o verão. No entanto, em 2014 houve um surto da doença na região metropolitana de São Paulo e em algumas cidades do interior, como Campinas. O motivo desse aumento nos casos de dengue são as faltas de chuva na região, pois quando não há abastecimento regular de água, a população costuma armazenar grandes quantidades, e isso torna foco do mosquito. Confira quais são os sintomas de dengue e como identificar.

Dicas de Como Identificar Sintomas de Dengue

Os sintomas mais comuns são febre, dores de cabeça, dores no corpo (músculos), articulações e atrás dos olhos, cansaço intenso, manchas avermelhadas no corpo. Esses sintomas costumam aparecer algum tempo depois da picada, levando de sete a quinze dias. A febre e a dor de cabeça são os primeiros sinais a aparecer.
Já que no início os sinais podem se confundir com o de uma gripe forte, é importante procurar um médico o quanto antes, pois alguns tipos de medicamentos devem ser evitados quando a causa é dengue. O médico irá pedir exames para se certificar da enfermidade.
mosquito-dengue
Caso o paciente seja diagnosticado com o vírus da dengue, será necessário um tratamento com medicamentos para acabar com sintomas, além de repouso e hidratação bebendo muito líquido.
Além da dengue comum, há também a hemorrágica, que podem surgir em pessoas que foram infectadas mais de uma vez, causando sangramentos. Esses sangramentos podem ocorrer em áreas que não são tão perigosas, como gengiva, ou em locais de risco, como intestino e cérebro.
Os sintomas da hemorrágica são os mesmos da comum, porém podem se agravar, com presença de tosse seca, desmaios ou dor de barriga intensa. Nesse caso, é preciso procurar um hospital com urgência, principalmente nos primeiros sinais de sangramento, já que a dengue hemorrágica pode levar à óbito.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.