Saúde

Ar Condicionado – Principais doenças

Ar Condicionado é indispensável, principalmente nos dias mais quentes do ano. Ele refrigera o ambiente e está cada vez mais presente também nos automóveis, mesmo os modelos populares. Mas respiramos cerca de 20 mil vezes por dia e o ar climatizado artificialmente pode prejudicar a saúde, se alguns cuidados especiais com os aparelhos não forem tomados.

Ar Condicionado – Principais doenças

Principais doenças do Ar Condicionado

Fungos, bactérias e ácaros são os grandes problemas do ar climatizado. Isso porque a redução da captação do ar externo provoca o aumento da concentração de poluentes biológicos no ar interno. Se a taxa de renovação for escassa, aumenta a concentração dessas formas de vida nos ductos de ar condicionado, o que favorece sua proliferação. Desta maneira altera a qualidade de vida das pessoas, principalmente as que são mais vulneráveis à infecção, como as que têm problemas respiratórios, por exemplo, a rinite alérgica.

Ar Condicionado – Principais doenças

Sistemas de ar condicionado central, que aumenta a cada dia, podem contribuir para o surgimento ou piora dos sintomas de alergias respiratórias. A causa é porque tem muitos filtros de ar que não estão preparados para reter as micropartículas. São elas os já falados fungos, bactérias, mofos, ácaros e vírus. Estes agentes mais habitualmente implicados no desencadeamento de alergias respiratórias. Salas amplas e cheias de gente trabalhando acabam, assim, se tornando ambientes que fazem mal a saúde.

Ar Condicionado – Principais doenças

Além de aumentar a concentração de micro-organismos no ar também favorece as doenças do aparelho respiratório. O ar frio demais paralisa os cílios (pelos) que revestem as paredes do sistema respiratório, que são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Dessa forma, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.

Compartilhamos abaixo as principais doenças com causas de ar condicionado:

-sinusite;

-rinite;

-otite;

-amigdalite;

-faringite;

-bronquite;

-pneumonia;

asma;

-gripes e resfriados.

Pegar gripes pode comprometer as defesas do organismo e favorecer infecções mais graves como a pneumonia. Para prevenir o problema é importante não permanecer em locais fechados. Principalmente onde exista grande concentração de pessoas, pois esses fatores facilitam a contaminação. Em salas com carpete, o perigo é maior ainda.. Mesmo que a pessoa não tenha qualquer tipo de alergia a exposição aos elementos causadores de alergias acaba fazendo com que ela fique com maior sensibilidade. Se a exposição for repetida pode levar ao desenvolvimento de sintomas alérgicos.

Ar Condicionado – Principais doenças

É muito importante manter o filtro limpo e também toda a parte externa que reveste o aparelho. Nestes locais as vezes podem acumulam-se fezes de pombos e de outros pássaros, trazem sérios riscos de saúde para todos.. Quando secas, elas podem ser aspiradas para dentro do sistema e assim são levadas para o ambiente refrigerado. Os alergologistas recomendam que se deixe entrar a luz do sol e o ar puro na casa. Eles ensinam que evitar as causas das alergias respiratórias é fundamental. Significa manter a casa ou escritório livre da poeira, do mofo e dos insetos mortos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Mantenha o ar condicionado sempre muito limpo! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.