Receitas

Como Fazer um Perfeito Peru de Natal – Dicas

peru-natalA ceia é a forma mais tradicionais de se celebrar o Natal, com seus típicos pratos e decoração. Um desses pratos, talvez o mais popular, é o peru assado. Essa ave, embora seja bem popular, é consumida quase que com exclusividade nessa época do ano. Várias marcas de alimentos possuem perus congelados e previamente temperados para vender. Porém, assar apenas não garante que um prato saboroso. Confira dicas de como fazer o peru perfeito para a sua ceia natalina.

Dicas de Como Fazer um Perfeito Peru de Natal

O primeiro passo é descongelar de forma correta a ave. Como todas elas são vendidas congeladas, o ideal é respeitar o tempo de descongelamento, que pode variar de 12 a 15 horas. Leia as instruções da embalagem do alimento para não errar no horário. E antes de levar ao forno, verifique se o saquinho com os miúdos se encontra dentro da ave, pois é importante retirar antes de assar.
A maioria dos perus vendidos já vem temperados, porém nada impede que você dê um toque de tempero caseiro para a ave. Para isso, não é necessário lavar o peru, já que os temperos industriais que vem com ele, não saem facilmente. Opte por fazer uma marinada e usar uma mistura de ervas frescas, alho, sal e vinho branco. O peru deve descansar na marinada durante um tempo, mas isso pode variar dependendo do tamanho da ave, levando de 3 a 12 horas.
Quando for levar o peru ao forno, há um truque para que a carne fique mais saborosa e macia. Levante cuidadosamente a pele do peite e das coxas da ave. Pincele manteiga em temperatura ambiente e jogue algumas ervas picadinhas, como manjericão, salsinha, tomilho e etc. Volte a pele para o lugar, coloque a ave em uma assadeira grande, despeje também a marinara na assadeira e cubra com papel alumínio.
Leve a ave ao forno pré-aquecido em temperatura 180°C. O tempo que leva para o peru assar, geralmente é contado levando em conta o peso, sendo 1 hora para cada quilo. Durante esse tempo, banhe a ave com marinara se for necessário, evitando assim que ela fique seca.
Peru-assado-simples
Para saber se a carne da ave está bem assada, coloque um faca fina no peite e na parte mais grossa da coxa. Verifique se a faca entra com facilidade e se os sulcos que se formam são transparentes, pois se estiverem com uma coloração rosada, é sinal que a ave ainda não está vem assada.
Quando retirar o peru do forno e ele já estiver bem assado, transfira-o para uma travessa. Coloque a assadeira sobre a chama do fogão, com um copo de vinho branco para apurar o molho do peru que se formou enquanto assava. Quando esse molho estiver pronto, coloque em um recipiente e sirva à parte.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.