Taquicardia, que é identificada pelo batimento acelerado do coração quando a frequência cardíaca é superior a cem batimentos por minuto. Ela pode ser causada, por exemplo, por um susto ou pode estar relacionada a outros tipos de doenças.
Causas da Taquicardia
A taquicardia pode acontecer normalmente quando nos encontramos em situações como um grande susto ou exercício físico intenso e, na maioria das vezes é uma resposta normal do organismo. Mas ela também pode estar relacionada com doenças cardíacas, doenças pulmonares ou alterações da tiroide, como arritmia, embolismo pulmonar ou hipertiroidismo.
Abaixo compartilhamos o que normalmente causa a taquicardia:
– Dor intensa;
– Estresse ou ansiedade;
– Ataques de pânico ou fobias;
– Exercício físico intenso;
– Emoções fortes, como susto, sensação de felicidade ou medo intenso;
– Efeito secundário de alimentos ou bebidas, como chá, café, álcool ou chocolate;
– Consumo de bebidas energéticas;
– Uso de cigarros.
Quando a taquicardia esta combinada de outros sintomas como febre, sangramento, excesso de cansaço, inchaço das pernas, pode ser um dos sintomas de doenças, como hipertiroidismo, pneumonia, arritmia, doença coronariana, insuficiência
Sintomas e Tratamento da Taquicardia
Na maioria das vezes, a taquicardia causa sintomas como a sensação do coração estar batendo muito rápido e falta de ar e passa espontaneamente, mas quando ocorre com frequência ou está associada a outros sintomas, como febre ou desmaio, é necessário consultar um médico para saber exatamente qual o problema.
Abaixo compartilhamos os sintomas mais frequentes da taquicardia:
– Batimento cardíaco acelerado que pode ser sentido no peito;
– Tonturas e vertigens;
– Sensação de desmaio;
– Palpitações cardíacas;
– Falta de ar e cansaço.
Quando a taquicardia é causada por uma doença estão também presentes os sintomas específicos da doença. O tratamento e o tempo em que dura a taquicardia dependem da sua causa, se for devido a situações normais, como estresse ou medo por exemplo, deve-se respirar fundo ou colocar água fria no rosto, para acalmar.
Já quando a taquicardia é provoca por problemas cardíacos, pode ser necessário tomar remédios, como digitálicos ou beta-bloqueadores dos canais de cálcio indicados por um médico e, em casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgias, como bypass ou reconstrução ou substituição das válvulas cardíacas. Desta maneira a taquicardia pode ser um problema relativamente simples ou estar relacionada com problemas sérios de coração. Por disso, é muito importante que, ao perceber que o ritmo cardíaco está maior que o normal, um médico seja rapidamente consultado.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A taquicardia pode ser algo simples ou não por isso é importante sempre saber a opinião do médico! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários