Saúde

Taquicardia – Causas, Sintomas e Tratamento

Taquicardia, que é identificada pelo batimento acelerado do coração quando a frequência cardíaca é superior a cem batimentos por minuto. Ela pode ser causada, por exemplo, por um susto ou pode estar relacionada a outros tipos de doenças.

taquicardia-causas-sintomas-e-tratamento

Causas da Taquicardia

A taquicardia pode acontecer normalmente quando nos encontramos em situações como um grande susto ou exercício físico intenso e, na maioria das vezes é uma resposta normal do organismo. Mas ela também pode estar relacionada com doenças cardíacas, doenças pulmonares ou alterações da tiroide, como arritmia, embolismo pulmonar ou hipertiroidismo.

taquicardia-causas-sintomas

Abaixo compartilhamos o que normalmente causa a taquicardia:

– Dor intensa;

– Estresse ou ansiedade;

– Ataques de pânico ou fobias;

– Exercício físico intenso;

– Emoções fortes, como susto, sensação de felicidade ou medo intenso; 

– Efeito secundário de alimentos ou bebidas, como chá, café, álcool ou chocolate;

– Consumo de bebidas energéticas;

– Uso de cigarros.

Quando a taquicardia esta combinada de outros sintomas como febre, sangramento, excesso de cansaço, inchaço das pernas, pode ser um dos sintomas de doenças, como hipertiroidismo, pneumonia, arritmia, doença coronariana, insuficiência 

Sintomas e Tratamento da Taquicardia

Na maioria das vezes, a taquicardia causa sintomas como a sensação do coração estar batendo muito rápido e falta de ar e passa espontaneamente, mas quando ocorre com frequência ou está associada a outros sintomas, como febre ou desmaio, é necessário consultar um médico para saber exatamente qual o problema.

taquicardia-causas-sintomas-e-tratamento

Abaixo compartilhamos os sintomas mais frequentes da taquicardia:

– Batimento cardíaco acelerado que pode ser sentido no peito;

– Tonturas e vertigens;

– Sensação de desmaio;

– Palpitações cardíacas;

– Falta de ar e cansaço.

Quando a taquicardia é causada por uma doença estão também presentes os sintomas específicos da doença. O tratamento e o tempo em que dura a taquicardia dependem da sua causa, se for devido a situações normais, como estresse ou medo por exemplo, deve-se respirar fundo ou colocar água fria no rosto, para acalmar.

Já quando a taquicardia é provoca por problemas cardíacos, pode ser necessário tomar remédios, como digitálicos ou beta-bloqueadores dos canais de cálcio indicados por um médico e, em casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgias, como bypass ou reconstrução ou substituição das válvulas cardíacas. Desta maneira a taquicardia pode ser um problema relativamente simples ou estar relacionada com problemas sérios de coração. Por disso, é muito importante que, ao perceber que o ritmo cardíaco está maior que o normal, um médico seja rapidamente consultado.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A taquicardia pode ser algo simples ou não por isso é importante sempre saber a opinião do médico! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.