Síndrome Femoropatelar – SDFP é um termo amplo usado para descrever a dor na parte da frente do joelho e ao redor da patela ou rótula. A patela (ou rótula) é um pequeno osso móvel localizado na parte da frente do joelho no tendão do quadríceps femoral. Ela também é conhecida como “joelho do corredor” ou condromalacia justamente porque é muito comum em pessoas que praticam a corrida. E também afeta cerca de 40% dos ciclistas profissionais. Um ou ambos os joelhos podem ser afetados. A dor é geralmente pior ao subir escadas ou depois de ficar sentado por muito tempo.
Sintomas da Síndrome Femoropatelar
A Síndrome Femoropatelar é a principal causa de consultas por dores no joelho.Ela acontece durante movimentos de flexão de extensão do joelho, a patela não desliza corretamente, causando uma fricção. A cartilagem da patela, que é uma substância lisa e que permite o deslizamento da patela sobre o fêmur, se irrita e provoca dores.
Compartilhamos abaixo alguns sintomas da síndrome femoropatelar:
– Dor durante o esporte (corrida, tênis, ciclismo, futebol, etc.);
– Dor ao descer as escadas;
– Dores ao permanecer sentado por muito tempo;
– Dores na frente do joelho ou na cavidade do joelho;
– Sensação de bloqueio ou instabilidade do joelho;
– Estalos e sensação ruído no interior do joelho;
Causas da Síndrome Femoropatelar
Embora as pessoas sedentárias também possam ser afetadas pelo problema, os atletas são as principais vítimas, especialmente os corredores. Existem também vários fatores de risco inerentes a esta síndrome como anomalias anatômicas ou morfológicas, disfunção muscular ou um antecedente de trauma ou cirurgia no joelho. Os fatores de risco extrínsecos, como o tipo de esporte praticado, a superfície ou calçados usados, também influenciam no aparecimento e na intensidade destes sintomas. É importante destacar que essa síndrome é mais comum nas mulheres do que nos homens.
Compartilhamos abaixo algumas causas da Síndrome Femoropatelar:
Falta de ajuste adequado à bicicleta
Erros de treinamento
Alterações biomecânicas
Ativação muscular alterada
Fraqueza nos quadris
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Quem pratica exercícios deve estar atento a postura e ao uso do equipamento! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários