Os sintomas são: dores nas articulações e sensibilidade ao pressionar a área em torno da articulação; dor ao mover a articulação afetada ou rigidez; inchaço, calor ou vermelhidão mas áreas afetadas.
Para quem está apresentando um desses sintomas e deseja saber maiores detalhes sobre como tratar o problema, trouxemos algumas dicas. Confira.
Causa da Bursite
Muitas vezes a causa da bursite não é determinada, ou seja, não é possível identificar ao certo o que levou ao problema. Porém, alguns fatores podem levar ao desenvolvimento, como o uso excessivo e crônico, ou trauma nas articulações, além de artrite, reumatóide, gota ou outra infecção.
Prevenção
Essa doença pode aparecer em pessoas que praticaram algum esporte ao longo da vida, ou outras atividades que possuem movimentos repetitivos de qualquer parte do corpo. A bursite geralmente aparece nos ombros, joelhos, cotovelos e quadril. Mas não se restringe necessariamente à essas áreas, podendo afetar também o tendão de Aquiles, pés, mãos e outras partes.
Tratamento
Os médicos recomendam que os pacientes que apresentam a bursite façam repouso temporário, ou pode pedir a imobilização da articulação afetada. O tratamento também é feito com anti inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno. Esses medicamentos visam aliviar a dor e curar a inflamação. Em casos mais graves, fisioterapia também é útil.
Se mesmo com o tratamento inicial (imobilização, repouso e medicamentos específicos) a inflamação não responder, é necessário extrair o líquido da bursa e injetar corticóides. Cirurgias são necessárias em casos raros apenas.
Depois que a dor cessa, é indicado que o paciente volte com exercícios na área afetada. Se houver atrofia no músculo, o médico poderá recomendar exercícios específicos para fortalecimento e aumento da mobilidade.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários