Saúde

Sintomas de Bursite – Causa, Prevenção e Tratamento

bursiteBursite é uma espécie de inflamação da bursa, que são cavidades que se localizam próximas as articulações, onde músculos ou tendões passam sobre a saliência óssea. Elas são cheias de líquido, e ajudam no movimento e a reduzir o atrito entre as partes móveis.
Os sintomas são: dores nas articulações e sensibilidade ao pressionar a área em torno da articulação; dor ao mover a articulação afetada ou rigidez; inchaço, calor ou vermelhidão mas áreas afetadas.
Para quem está apresentando um desses sintomas e deseja saber maiores detalhes sobre como tratar o problema, trouxemos algumas dicas. Confira.

Causa da Bursite

Muitas vezes a causa da bursite não é determinada, ou seja, não é possível identificar ao certo o que levou ao problema. Porém, alguns fatores podem levar ao desenvolvimento, como o uso excessivo e crônico, ou trauma nas articulações, além de artrite, reumatóide, gota ou outra infecção.

Prevenção

Essa doença pode aparecer em pessoas que praticaram algum esporte ao longo da vida, ou outras atividades que possuem movimentos repetitivos de qualquer parte do corpo. A bursite geralmente aparece nos ombros, joelhos, cotovelos e quadril. Mas não se restringe necessariamente à essas áreas, podendo afetar também o tendão de Aquiles, pés, mãos e outras partes.

Tratamento

Os médicos recomendam que os pacientes que apresentam a bursite façam repouso temporário, ou pode pedir a imobilização da articulação afetada. O tratamento também é feito com anti inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno. Esses medicamentos visam aliviar a dor e curar a inflamação. Em casos mais graves, fisioterapia também é útil.
Se mesmo com o tratamento inicial (imobilização, repouso e medicamentos específicos) a inflamação não responder, é necessário extrair o líquido da bursa e injetar corticóides. Cirurgias são necessárias em casos raros apenas.
Depois que a dor cessa, é indicado que o paciente volte com exercícios na área afetada. Se houver atrofia no músculo, o médico poderá recomendar exercícios específicos para fortalecimento e aumento da mobilidade.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.