O pé de romã chamada de romãzeira em hebraico Rimmôn é uma pequena árvore ou arbusto pertencente à família da “Punica Granatum” seu nome latino. No sul da Espanha há uma cidade, que foi a capital dos reinos de Castela e Aragão, conquistada dos árabes em 1492 pelos reis católicos, chamada romã que significa Granada.
Benefícios da Romã
A romã é uma fruta cheia de mistérios e muito usada para simpatias e rituais conhecida por trazer bons fluidos ela também é uma poderosa aliada da saúde. As suas sementes tem forma de capsulas transparentes e é onde está a maioria dos nutrientes e compostos benéficos da fruta. Rica em ácidos graxos, a romã é muito benéfica para o sistema cardiovascular. Ela diminui o colesterol ruim, fortalece as paredes internas dos vasos e ajuda a evitar o infarto e derrame.
Cientistas descobriram que essas propriedades da romã são devidas a várias adversidades que a fruta enfrentou em sua região de origem. Ela teve de se adaptar às mudanças bruscas de temperatura e são justamente os antioxidantes que diminuem os danos causados pela variação entre o calor extremo durante o dia e o frio imenso durante a noite. Por tudo isto existe em suas sementes um grande estoque de gorduras e é esta química que tornou possível a planta germinar e crescer.
Abaixo compartilhamos alguns benefícios da romã:
A romã protege nossas artérias e algumas de suas substâncias conseguem impedir algumas moléculas que danificam a estrutura celular e desencadeiam o câncer. Estudos feitos comprovaram essa propriedade da fruta que acontece por causa da presença de três ácidos: gálico, elágico e protocatequínico e também de doses concentradas de antocianinas, que são substâncias anticancerígenas e que dão a cor avermelhada da sua polpa. Estas substâncias vêm sendo estudada não só no Brasil, mas por cientistas do mundo inteiro e já há resultados que associam a fruta à redução do risco de câncer de próstata e recentes estudos nos Estados Unidos confirmam que a romã ajuda a impedir a multiplicação de células malignas.
Ela também é conhecida pelo sua ajuda no emagrecimento e ser antioxidante ajudando assim na prevenção do envelhecimento precoce e evitando muitas doenças por ser poderoso anti-inflamatório. A Romã é fonte de vitamina C e ácido ascórbico e eles agem como agente anti-inflamatório reduzindo o bloqueio dos órgãos respiratórios. O suco de Romã pode ser tomado durante a febre e frio para ajudar a reduzir a Asma. Embora seja tão benéfica, a romã não deve ser consumida em excesso porque alguns de seus componentes podem danificar a absorção de nutrientes e também causar desconforto gástrico.
Dicas e Receitas de Romã
A romã pode ser ingerida in natura porque tem um delicioso sabor e também pode ser usada para preparar sucos com sua polpa e se desejar pode acrescentar em saladas e molhos, entretanto ela não pode ficar muito tempo em cozimento para não perder suas propriedades. Para reduzir a perca de propriedades é aconselhável acrescentar água ao suco de maneira que não fique muito concentrado e picar as sementes para coloca-la aos poucos nas saladas. A parte branca que envolve as sementes da polpa e também na casca da romã que pode ser amarelada comum no Brasil, ou rosada, que é originária do Canadá também pode ser utilizada no preparo de chás que tratam diversos problemas, como inflamações.
Abaixo compartilhamos algumas receitas com romã:
Para Garganta Inflamada:
Como Preparar: Ferva 150ml (1 xícara de chá) de água com 6g de cascas de romã por alguns minutos. Coe e deixe tampado até amornar.
Devem ser feitos no mínimo três gargarejos durante o dia para aliviar a garganta inflamada. O chá da casca desta fruta possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que combatem os micro-organismos causadores da inflamação.
Para irritação nos olhos:
Como Fazer: Prepare um chá com as folhas da árvore de romã e deixe amornar ou esfriar e aplique as compressas nos olhos com algodão. Faça isso várias vezes ao dia.
Abaixo compartilhamos receita de sobremesa com romã:
Parfait de Romã
Ingredientes Necessários:
– 1 envelope de gelatina sem sabor incolor;
– 3 colheres de sopa de adoçante em pó para culinária;
– 1 pote de iogurte natural desnatado;
– 4 romãs;
– 4 colheres de sopa de ricota.
Como Fazer:
Conforme instruções da embalagem prepare a gelatina. Passe a ricota passada na peneira e misture, juntamente com o cream cheese e 1 colher do adoçante. Mexa bem para formar um creme homogêneo. Coloque-o em taças e ponha para gelar por três horas. Cobertura: leve a polpa da romã ao fogo com as outras 2 colheres do adoçante por poucos minutos, apenas até encorpar. Espere esfriar e despeje sobre as taças. (rendimento: 2 porções)
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Romã a frutinha cheia de mistérios e que traz muitos benefícios a saúde! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários