Lágrimas ácidas em cães que também são chamadas de cromodacriorreia, causam manchas no canto do olho dos cães que são úmidas e escuras e dá a impressão que o animalzinho estava chorando.
Causas das Lágrimas Ácidas Em Cães
Os humanos também produzem a secreção nos olhos para que fiquem lubrificados e protegidos contra corpos estranhos como pelos, ciscos, etc. Normalmente esta secreção é drenada pelo ducto nasolacrimal, mas em algumas raças esta lagrima vaza e atinge a região externa dos olhos. Entre as raças que costumam ter este problema estão o Cavalier King Charles Spaniel, Poodle, Maltês, Bulldog Francês, Bulldog Inglês e Shih Tzu, mas as outras raças não estão livres de ter as manchas.
A região dos olhos dos cães é um lugar úmido, o que provoca a proliferação de fungos e bactérias o que favorece o surgimento da cromodacriorreia. Parece que o problema não é muito grave, mas se não for tratado adequadamente pode prejudicar outras partes do corpo como a boca e a pata do cãozinho.
Uma das causas deste problema nos olhos dos cães é o próprio metabolismo, que permite a produção de lágrimas em excesso. Além disso, a alimentação também pode ser a principal causa, pois alguns componentes da ração podem conter substâncias que ocasionam alergia, causando o aumento das lágrimas e o aparecimento dos fungos. A água que o cão bebe também pode causar o aumento da alergia, por isso é importante oferecer ao seu pet água filtrada. Alguns brinquedos também podem provocar a lágrima ácida por conter substancias corante o que faz com que o organismo do pet venha a ter reações causando o problema. Em alguns casos pode estar ocorrendo uma conjuntivite e é muito importante que leve seu cãozinho ao veterinário para ser melhor avaliado.
Tratamento de lágrimas ácidas
Para fazer o tratamento de qualquer tipo de problema primeiro é necessário descobrir a causa, para impedir que o problema aconteça novamente. O principal tratamento das lágrimas ácidas é fazer a higienização mantendo os olhos dos cachorros limpos. Isso além de melhorar o aspecto estético também melhora a saúde do animal.
Abaixo compartilhamos alguns tratamentos para lágrima ácida:
Mantenha os olhos do cão sempre limpos, isso evita infecções e irritações.
Remova toda sujeira, poeira ou remela que possa entrar no olho.
Limpe diariamente com gaze, mantendo a região limpa e seca.
Lave a área dos olhos com soro fisiológico, duas vezes por semana, diminuirá tanto o odor quanto as manchas.
Massageie o canto dos olhos diariamente, para evitar entupimento do canal lacrimal.
Use colírios que deve ser receitado por um veterinário.
Troque a dieta a ração para a alimentação natural, os corantes, aditivos, conservantes, milho, trigo e soja presentes na ração, podem causar alergias.
Se não optar por uma alimentação natural, encontre uma boa ração que diminua a lágrima ácida.
Se mesmo com todos esses cuidados, a região abaixo dos olhos do seu cão continuar úmida, procure um oftalmologista veterinário para verificar o canal lacrimal, e retirar os cílios que estão produzindo o excesso de lágrima.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A lágrima ácida no pet não é apenas um problema estético ela pode causar outros problemas de saúde! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários