Urticaria ao frio é uma alergia a temperaturas baixas ela também é chamada de alergia ao frio ou prurido a frio. Os sintomas de urticária ao frio iniciam logo após a pele ser exposta a uma queda repentina na temperatura do ar ou a água fria
Sintoma de Urticaria ao Frio
Nadar em água fria é a causa mais comum de uma reação que pode ser grave por acontecer em todo o corpo e pode causar desmaio, choque e até morte. Embora os sintomas comecem quando ocorre a exposição ao frio eles ficam piores durante o reaquecer da pele exposta. As maiorias das reações de urticaria ao frio acontecem quando a pele é exposta a temperaturas inferiores a 4,4ºC, entretanto algumas pessoas podem ter reações a temperaturas mais quentes. A umidade do ar e o vento podem ser mais propícios à urticária de frio.
Abaixo compartilhamos sintomas de urticaria ao frio:
– Vermelhidão, prurido com comichão (pápulas) na área da pele que ficou exposta ao frio. As pápulas normalmente duram cerca de meia hora.
– Inchaço das mãos quando segura objetos frios.
– Inchaço dos lábios quando ingere alimentos frios.
E alguns casos mais raros, o inchaço grave da língua e garganta pode bloquear a respiração (edema da faringe).
Algumas pessoas que tem urticária ao frio podem ter reações perigosas que afetam todo seu corpo. Esta reação é chamada de sistêmica e os principais sintomas são:
– Desmaio;
– Calafrios;
– Aumento dos batimentos cardíacos;
– Inchaço dos membros ou tronco.
Estes sintomas mais perigosos costumam ocorrer quando há exposição da pele toda normalmente ao nadar em água mais fria. Acontece uma grande liberação de histamina e outros químicos do sistema imunológico provocam uma queda repentina da tensão arterial, que pode provocar desmaio, choque e, em casos mais raros levar a morte. Inclusive podendo levar ao afogamento em consequência da falta de consciência.
Tratamento da Urticaria ao Frio
De qualquer maneira se tiver urticaria ao frio deve consultar a um médico mesmo que suas reações sejam leves e rápidas.
Procure um serviço de emergência caso tenha qualquer um dos sintomas compartilhados abaixo:
– Se sentir confuso;
– Ter dificuldade a respirar;
– Sentir que a sua garganta está inchando.
Não existe cura para a urticária ao frio, apenas o tratamento que inclui evitar temperaturas frias e a exposição a alterações inesperadas de temperatura. Os medicamentos apenas ajudam a evitar e a reduzir os sintomas.
Compartilhamos abaixo medicamentos mais utilizados para tratar a urticária de frio são:
Anti-histamínicos que são medicamentos que bloqueiam o sintoma que produz a libertação de histamina. Alguns desses medicamentos estão disponíveis livremente e outros necessitam de receita médica. São eles a loratadina (Claritina), fexofenadina (Allega), cetirizina (Zyrtec), levocetirizina (Xyzal) e desloratadina (Clarinex).
Cipro-heptadina. Este medicamento também é um anti-histamínico que afeta os impulsos nevrálgicos de onde originam os sintomas.
Doxepina (Silenor). Mais utilizado para tratar a ansiedade e depressão, este medicamento pode reduzir os sintomas de urticária de frio.
Na verdade os medicamentos não curam a urticária ao frio somente aliviam os sintomas. Se tiver urticária de frio devido a um problema de deve procurar ajuda médica não se automedique.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Sempre que tiver problemas de saúde procure ajuda médica!! Deixe seu comentário.
Últimas Pesquisas:
- urticária ao frio
Comente Via FaceBook
Comentários