Saúde

Urticaria ao Frio – Sintomas e Tratamento

Urticaria ao frio é uma alergia a temperaturas baixas ela também é chamada de alergia ao frio ou prurido a frio.  Os sintomas de urticária ao frio iniciam logo após a pele ser exposta a uma queda repentina na temperatura do ar ou a água fria

Urticaria ao Frio - Sintomas e Tratamento

Sintoma de Urticaria ao Frio

Nadar em água fria é a causa mais comum de uma reação que pode ser grave por acontecer em todo o corpo e pode causar desmaio, choque e até morte. Embora os sintomas comecem quando ocorre a exposição ao frio eles ficam piores durante o reaquecer da pele exposta. As maiorias das reações de urticaria ao frio acontecem quando a pele é exposta a temperaturas inferiores a 4,4ºC, entretanto algumas pessoas podem ter reações a temperaturas mais quentes. A umidade do ar e o vento podem ser mais propícios à urticária de frio.

Urticaria ao Frio - Sintoma

Abaixo compartilhamos sintomas de urticaria ao frio:

– Vermelhidão, prurido com comichão (pápulas) na área da pele que ficou exposta ao frio. As pápulas normalmente duram cerca de meia hora.

– Inchaço das mãos quando segura objetos frios.

– Inchaço dos lábios quando ingere alimentos frios.

E alguns casos mais raros, o inchaço grave da língua e garganta pode bloquear a respiração (edema da faringe).

Algumas pessoas que tem urticária ao frio podem ter reações perigosas que afetam todo seu corpo. Esta reação é chamada de sistêmica e os principais sintomas são:

– Desmaio;

– Calafrios;

– Aumento dos batimentos cardíacos;

– Inchaço dos membros ou tronco.

Estes sintomas mais perigosos costumam ocorrer quando há exposição da pele toda normalmente ao nadar em água mais fria. Acontece uma grande liberação de histamina e outros químicos do sistema imunológico provocam uma queda repentina da tensão arterial, que pode provocar desmaio, choque e, em casos mais raros levar a morte. Inclusive podendo levar ao afogamento em consequência da falta de consciência.

Tratamento da Urticaria ao Frio

De qualquer maneira se tiver urticaria ao frio deve consultar a um médico mesmo que suas reações sejam leves e rápidas.

Urticaria ao Frio

Procure um serviço de emergência caso tenha qualquer um dos sintomas compartilhados abaixo:

– Se sentir confuso;

– Ter dificuldade a respirar;

– Sentir que a sua garganta está inchando.

Não existe cura para a urticária ao frio, apenas o tratamento que inclui evitar temperaturas frias e a exposição a alterações inesperadas de temperatura. Os medicamentos apenas ajudam  a evitar e a reduzir os sintomas.

Compartilhamos abaixo medicamentos mais utilizados para tratar a urticária de frio são:

Anti-histamínicos que são medicamentos que bloqueiam o sintoma que produz a libertação de histamina. Alguns desses medicamentos estão disponíveis livremente e outros necessitam de receita médica. São eles a loratadina (Claritina), fexofenadina (Allega), cetirizina (Zyrtec), levocetirizina (Xyzal) e desloratadina (Clarinex).

Cipro-heptadina. Este medicamento também  é um anti-histamínico que afeta os impulsos nevrálgicos de onde originam os sintomas.

Doxepina (Silenor). Mais utilizado para tratar a ansiedade e depressão, este medicamento pode reduzir os sintomas de urticária de frio.

Na verdade os medicamentos não curam a urticária ao frio somente aliviam os sintomas. Se tiver urticária de frio devido a um problema de deve procurar ajuda médica não se automedique.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Sempre que tiver problemas de saúde procure ajuda médica!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • urticária ao frio

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.