Síndrome Rabdomiólise é considerada grave e acontece por causa de uma lesão muscular direta ou indireta. A doença tem como uma das principais causa o excesso de exercício físico e pode levar à insuficiência renal. A Rabdomiólise sempre começa devido a alguma lesão muscular. Essa lesão pode ser causada por meios físicos ou químicos.
Causas da Síndrome Rabdomiólise
Quando o músculo fica danificado, libera no sangue uma substância chamada mioglobina, que é uma proteína relacionada à hemoglobina. A hemoglobina transporta o oxigênio no sangue. Já a mioglobina armazena oxigênio nos músculos. Quando ela é libertada após lesão do músculo, é filtrada para fora do corpo pelos rins, que podem ficar sobrecarregados porque a proteína é muito tóxica. Por causa deste processo pode acontecer uma insuficiência renal aguda. Sabe-se que são muitas as causas da rabdomiólise. Tudo o que danifica os músculos podem causar o problemas.
Compartilhamos abaixo algumas causas da Rabdomiólise:
O exercício intenso em excesso, insolação ou queimaduras de terceiro grau podem desencadear a síndrome.
-Vasos sanguíneos bloqueados;
-Convulsão;
-AVC;
-Correr uma maratona;
-Esforço muscular patológico;
-Doenças genéticas e metabólicas;
-Infecção viral;
-Infecção bacteriana;
-Polimiosite;
-Picada de cobra.
Sintomas da Síndrome Rabdomiólise
O esforço exagerado durante os exercícios e principalmente em quem tem vida sedentária pode causar danos irreversíveis às fibras musculares. O problema acontece mais facilmente quando se esta desidratada. Treinar de forma progressiva e nunca ultrapassar seus próprios limites é uma das maneiras de evitar a rabdomiólise.
Compartilhamos abaixo os sintomas mais comuns de rabdomiólise:
-Fraqueza muscular;
-Dores musculares;
-Urina escura.
Quando ocorre o dano muscular acontece a inflamação, inchaço e fraqueza dos músculos afetados. A cor da urina escura é devido a mioglobina excretada na urina. No começo parece urina com sangue, mas ao fazer uma análise no microscópio é constatado a presença da mioglobina.
Compartilhamos abaixo os sintomas da piora de rabdomiólise:
-Insuficiência renal, que pode causar inchaço das mãos e dos pés;
-Diminuição da produção de urina;
-Falta de ar, uma vez que há acúmulo de fluido nos pulmões;
-Letargia;
-Fraqueza;
-Sintomas de hipercalemia (fraqueza, náuseas, tontura);
-Coagulação intravascular disseminada pode se apresentar como um sangramento inexplicável.
É preciso ficar sempre atentos. Procure um médico se perceber que alguma região do corpo está inchada ou se começar a sentir dor muscular intensa e incapacitante associada à fraqueza e observe uma mudança da cor da urina que varia do amarelo para um tom amarronzado.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Faça seus exercícios com atenção e todos os cuidados necessário! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários