Causas
Os barulhos noturnos (roncos) acontecem porque há um aumento da flacidez dos tecidos da região do pescoço e orofaringe, resultando em uma respiração pesada e barulhenta. O ronco em si não é considerado uma doença, sendo visto apenas como doença social, pois é um incômodo para quem dorme junto a uma pessoa que ronca. Mas, a apneia do sono é considerada um fator de risco, pois ela é uma pausa na respiração, que pode levar a outras doenças, como Mal de Alzheimer ou doenças cardiovasculares.
A causa do ronco é quando a via aérea que fica estreitada. Já na apneia do sono, ela se encontra totalmente fechada. No caso da apneia, a oxigenação do cérebro não é feita como deveria, comprometendo a saúde do paciente que sofre esse mal, aumentando os riscos de AVC, infarto e levando à perda da memória e ao desenvolvimento do Alzheimer. O diagnóstico da apneia é feito através de um exame chamado polissonografia.
Tratamento
O ronco e a apneia são mais comuns em pessoas obesas, por isso o primeiro passo aconselhado, é que o paciente perca peso com prática de exercícios e dieta controlada. Evitar bebidas alcoólicas e alimentos pelo menos duas horas antes de dormir também é indicado.
Já em casos mais graves, o paciente precisa passar por um tratamento, que será indicado conforme a causa e a gravidade do problema. Por exemplo, em caso de ronco por obstrução nasal, é aconselhado um tratamento de rinite ou uma cirurgia para correção do septo. Quando as amígdalas são grandes, o paciente pode optar por removê-las.
Ainda há opções de tratamentos que utilizam laser indicados em casos de apneia, mas podem deixar os pacientes com dores na hora de se alimentar e para respirar.
Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários