Muitas gente acha que a primeira menstruação, chamada de menarca, aos 9 anos de idade é incomum e prematuro, mas não é verdade. A menarca aos 9 anos é bem mais comum do que pensam, e pelos especialistas é considerado precoce quando a puberdade se inicia entre os 7 e 8 anos de idade.
Isso não ocorre apenas nas meninas, com o aparecimento das mamas e a menstruação. É muito comum também esse tipo de distúrbio nos meninos, que tendem a crescer mais rápido que seus colegas, e ter pêlos aparecendo pelo rosto e corpo. É importante que os pais saibam lidar com essa fase, pois as crianças não estão preparadas e podem passar por problemas psicológicos.
Sinais
Os sinais da puberdade precoce são:
Meninas:
- Pêlos pubianos e axilares
- Cheiro de suor
- Menstruação / Menarca
- Crescimento das mamas
- Aumento da oleosidade da pele e aparecimento de acne
- Ser mais alta que outras crianças da mesma idade
Meninos:
- Aparecimento de barba
- Cheiro de suor
- Aumento da oleosidade da pele e aparecimento de acne
- Ser mais alto do que outras crianças da mesma idade
- Aumento dos testículos e do pênis
- Voz mais grave e tendência a apresentar comportamento agressivo
Causas
Existem dois tipos de puberdade precoce: a central e a periférica. A puberdade central ocorre quando há alteração na
Nas meninas, a puberdade precoce pode ser sinal de algum tumor nos ovários, pois esses tumores são responsáveis pela produção precoce dos hormônios sexuais femininos. Nesse caso, a menina precisa de acompanhamento médico com urgência. Essa causa é considerada como periférica.
Tratamentos
O tratamento da puberdade precoce nas crianças, ajudam a evitar transtornos psicológicos e de comportamento, além de evitar também a gravidez precoce. Crianças que sofrem com esse amadurecimento antes do tempo, também correm o risco de desenvolver baixa estatura.
No caso de puberdade precoce central o tratamento é através de bloqueio hormonal com o uso de medicações. Na periférica depende muito dos casos, desde medicamentos que bloqueiam a ação dos estrogênios ou testosterona, como também no caso de tumor, a retirada dos mesmos.
Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários