Saúde

O Que É Puberdade Precoce – Sinais, Causas e Tratamento

Puberdade-precoceA puberdade é a fase que os órgãos sexuais começam a se desenvolver, em que as crianças passam por um processo de amadurecimento, e transformações físicas e biológicas. A fase da puberdade é muito complicada para as crianças, que passam por descobertas e transformações, mas também não deixa de ser complicado para os pais, que nem sempre estão preparados para lidar com essa situação.
Muitas gente acha que a primeira menstruação, chamada de menarca, aos 9 anos de idade é incomum e prematuro, mas não é verdade. A menarca aos 9 anos é bem mais comum do que pensam, e pelos especialistas é considerado precoce quando a puberdade se inicia entre os 7 e 8 anos de idade.


Isso não ocorre apenas nas meninas, com o aparecimento das mamas e a menstruação. É muito comum também esse tipo de distúrbio nos meninos, que tendem a crescer mais rápido que seus colegas, e ter pêlos aparecendo pelo rosto e corpo. É importante que os pais saibam lidar com essa fase, pois as crianças não estão preparadas e podem passar por problemas psicológicos.

Sinais

puberdade-precoce -tratar

 

Os sinais da puberdade precoce são:

Meninas:

  • Pêlos pubianos e axilares
  • Cheiro de suor
  • Menstruação / Menarca
  • Crescimento das mamas
  • Aumento da oleosidade da pele e aparecimento de acne
  • Ser mais alta que outras crianças da mesma idade

Meninos:

  • Aparecimento de barba
  • Cheiro de suor
  • Aumento da oleosidade da pele e aparecimento de acne
  • Ser mais alto do que outras crianças da mesma idade
  • Aumento dos testículos e do pênis
  • Voz mais grave e tendência a apresentar comportamento agressivo

Causas

Existem dois tipos de puberdade precoce: a central e a periférica. A puberdade central ocorre quando há alteração nasintomas-puberdade-precoce secreção do hormônio que libera as gonadotrofinas, que são produzidos em uma região do cérebro chamada hipotálamo. Na puberdade de origem periférica há um aumento dos níveis de estrogênio ou testosterona, que atuam diretamente estimulando as gônadas.
Nas meninas, a puberdade precoce pode ser sinal de algum tumor nos ovários, pois esses tumores são responsáveis pela produção precoce dos hormônios sexuais femininos. Nesse caso, a menina precisa de acompanhamento médico com urgência. Essa causa é considerada como periférica.

Tratamentos

O tratamento da puberdade precoce nas crianças, ajudam a evitar transtornos psicológicos e de comportamento, além de evitar também a gravidez precoce. Crianças que sofrem com esse amadurecimento antes do tempo, também correm o risco de desenvolver baixa estatura.
No caso de puberdade precoce central o tratamento é através de bloqueio hormonal com o uso de medicações. Na periférica depende muito dos casos, desde medicamentos que bloqueiam a ação dos estrogênios ou testosterona, como também no caso de tumor, a retirada dos mesmos.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.