POR QUE CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS? QUAIS AS ESTRUTURAS BÁSICAS DE UMA CÉLULA?
Os seres vivos são formados por células, podendo estas serem procarióticas ou eucarióticas. Basicamente as estruturas de uma célula são: membrana plasmática, núcleo e citoplasma, no entanto, pode se dizer que várias estão ausentes destes elementos, a exemplo das hemácias do organismo humano, que são anucleadas. Assim para maior entendimento, abaixo citação das estruturas básicas de uma célula.
Estrutura
Conforme a organização estrutural, as células podem ser divididas assim: procarióticas e eucarióticas. As células procarióticas são normalmente autônomas, ou seja, são independentes, enquanto que as células eucarióticas são encontradas com freqüência em organismos multicelulares.
Células Procarióticas:
- As células procariontes ou procarióticas, que podem ser chamadas igualmente por protocélulas, tem algumas diferenças em relação a célula eucariontes. No geral é bem pequena e com pouca complexidade estrutural do que as células eucariontes. Sua fundamental particularidade é a ausência da carioteca individualizando o núcleo celular, pela falta de algumas organelas e pelo menor tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Possuem também DNA no formato de um anel associado a proteínas básicas e não a histonas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos em espiral e parecidos a histonas)
- Verifica-se que estas células são privados de: mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmpático, além da cariomembrana, fazendo com que o DNA permaneça disperso no citoplasma. No caso de organela, só contém ribossomos. Para este grupo diz-se que pertencem as:
- Bactérias
- Cianófitas (Cyanobactérias)
- PPLO (Pleuro Pneumonia like organisms)
Células Eucarióticas:
- As células eucariontes ou eucarióticas, que também tem outro nome a ser chamado eucélulas, detem maior complexidade que às procariontes. Elas são possuidoras de membrana nuclear diferenciada além de vários tipos de organelas. De forma geral, todos os animais e vegetais são detentoras deste tipo de células. É provável que estas células tenham aparecido devido a um processo de aprimoramento contínuo das células procariontes, o que é chamado no meio científico de endossimbiose.
- Apesar da avançada tecnologia, ainda não tem possibilidade de avaliar com exatidão quanto tempo a célula "primitiva" levou para ter se aperfeiçoado a sua estrutura até dar origem ao modelo que hoje se reproduz na imensa maioria das células, porém é provável que tenha sido moroso por milhões de anos. Acreditam-se que a célula "primitiva" tenha sido bem minúscula e para que sua fisiologia tivesse sido melhor apropriada à relação tamanho X funcionamento era necessário o seu crescimento.
- Confia-se que no decorrer dos tempos as membranas das células primitivas tenham se modificado no seu interior prolongando ou invaginando da sua superfície, propiciando para a sua multiplicão, adquirindo sua complexidade ascendente, conglomerando-se em torno do bloco inicial até o ponto de se formarem numa emaranhada malha do retículo endoplasmático. Desse ponto, ela teria passado por outros processos de dobramentos e originando a outras estruturas intracelulares tal como complexa de Golgi, vacúolos, lisossomos.
www.big1news.com.br – Trazendo o melhor para você.
Não Esqueça. Deixe o seu Comentário, por Favor.
Últimas Pesquisas:
- estrutura celular basica
- estruturas basicas de uma celula
- estrutura basica de uma celula
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (2)
Foi Muinto Bom Pra Mim Me Ajudou Bastante Nao tinha Achado Em Lugar Nenhum Mas Só Aqui Achei Oque Precisava
esse site e bem interessante mas nao tem o que eu procuro : (