Educação

Por Que Células Procarióticas E Eucarióticas? Quais As Estruturas Básicas De Uma Célula?

 

POR QUE CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS? QUAIS AS ESTRUTURAS BÁSICAS DE UMA CÉLULA?

 

 

Os seres vivos são formados por células, podendo estas serem procarióticas ou eucarióticas. Basicamente as estruturas de uma célula são: membrana plasmática, núcleo e citoplasma, no entanto, pode se dizer que várias estão ausentes destes elementos, a exemplo das hemácias do organismo humano, que são anucleadas. Assim para maior entendimento, abaixo citação das estruturas básicas de uma célula.

Estrutura

Conforme a organização estrutural, as células podem ser divididas assim: procarióticas e eucarióticas. As células procarióticas são normalmente autônomas, ou seja, são independentes, enquanto que as células eucarióticas são encontradas com freqüência em organismos multicelulares.

 

Células Procarióticas:

  1. As células procariontes ou procarióticas, que podem ser chamadas igualmente por protocélulas, tem algumas diferenças em relação a célula eucariontes. No geral é bem pequena e com pouca complexidade estrutural do que as células eucariontes. Sua fundamental particularidade é a ausência da carioteca individualizando o núcleo celular, pela falta de algumas organelas e pelo menor tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Possuem também DNA no formato de um anel associado a proteínas básicas e não a histonas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos em espiral e parecidos a histonas)
  2. Verifica-se que estas células são privados de: mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmpático, além da cariomembrana, fazendo com que o DNA permaneça disperso no citoplasma. No caso de organela, só contém ribossomos. Para este grupo diz-se que pertencem as:
  • Bactérias
  • Cianófitas (Cyanobactérias)
  • PPLO (Pleuro Pneumonia like organisms)

 

Células Eucarióticas:

  1. As células eucariontes ou eucarióticas, que também tem outro nome a ser chamado eucélulas, detem maior complexidade que às procariontes. Elas são possuidoras de membrana nuclear diferenciada além de vários tipos de organelas. De forma geral, todos os animais e vegetais são detentoras deste tipo de células. É provável que estas células tenham aparecido devido a um processo de aprimoramento contínuo das células procariontes, o que é chamado no meio científico de endossimbiose.
  2. Apesar da avançada tecnologia, ainda não tem possibilidade de avaliar com exatidão quanto tempo a célula "primitiva" levou para ter se aperfeiçoado a sua estrutura até dar origem ao modelo que hoje se reproduz na imensa maioria das células, porém é provável que tenha sido moroso por milhões de anos. Acreditam-se que a célula "primitiva" tenha sido bem minúscula e para que sua fisiologia tivesse sido melhor apropriada à relação tamanho X funcionamento era necessário o seu crescimento.
  3. Confia-se que no decorrer dos tempos as membranas das células primitivas tenham se modificado no seu interior prolongando ou invaginando da sua superfície, propiciando para a sua multiplicão, adquirindo sua complexidade ascendente, conglomerando-se em torno do bloco inicial até o ponto de se formarem numa emaranhada malha do retículo endoplasmático. Desse ponto, ela teria passado por outros processos de dobramentos e originando a outras estruturas intracelulares tal como  complexa de Golgi, vacúolos, lisossomos.

 

www.big1news.com.br – Trazendo o melhor para você.

Não Esqueça. Deixe o seu Comentário, por Favor.

 

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • estrutura celular basica
  • estruturas basicas de uma celula
  • estrutura basica de uma celula

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

2 Comentários

  1. rafaela disse:

    Foi Muinto Bom Pra Mim Me Ajudou Bastante  Nao tinha Achado Em Lugar Nenhum  Mas Só Aqui Achei Oque Precisava 

  2. lafer189 disse:

    esse site e bem interessante mas nao tem o que eu procuro : (

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.