X
    Categorias Receitas

Óleo de Alho Caseiro – Como Preparar

Óleo de Alho Caseiro muito bom para dar um toque especial para a culinária e combina com qualquer tipo de prato com seu gostinho inconfundível. E o alho contém propriedades muito importantes para a saúde podendo ser utilizado no dia a dia.

Como Preparar Óleo de Alho Caseiro

O Alho é uma planta abundante da família da cebola e é nativa da Ásia que foi levada para a Europa e depois para a América, durante o período de conquistas de terras pelos antigos espanhóis. Os seus principais componentes são,: Vitamina C, Vitamina B6, ácido fólico, Niacina, Aminoácidos, minerais (ferro, cobre, potássio), aliina (que é o que dá cheiro e muitos de seus benefícios).

Abaixo compartilhamos ingredientes necessários:

– Alho;

– Frigideira;

– Azeite;

– Escumadeira;

– Azeiteira ou qualquer outro recipiente.

Modo de Fazer Óleo de Alho Caseiro:

Separe e tire a pele do alho dente por dente e coloque em uma frigideira, dependendo da quantidade de óleo que quiser, pode usar uma frigideira maior ou menor. Certifique-se que os dentes de alho fiquem cobertos por azeite. Dependendo da quantidade de azeite que colocar, ficará mais ou menos concentrado, quanto menos quantidade de azeite colocar, mais absorverá o sabor do alho. O óleo usado pode ser o azeite ou se desejar pode experimentar outros tipos como o óleo de girassol, de coco, sementes de uva ou de canola.

Coloque o óleo para esquentar em temperatura média-baixa e o alho e o azeite devem permanecer no fogo entre 15 e 30 minutos, novamente o tempo utilizado dependerá se adicionou mais ou menos azeite. Deve prestar atenção na mudança da cor do azeite, pois quando tiver ficado opaco e mais escuro é porque já absorveu todo o sabor do alho. Uma boa maneira de saber se o sabor esta bom é ir experimentando a cada poucos minutos.

Retire os dentes de alho com uma escumadeira, e use simplesmente o óleo que fica na frigideira. Para guardar o óleo para usá-lo como condimento de saladas, peixe ou qualquer outro prato, deixe esfriar à temperatura ambiente tire os dentes de alho e guarde o óleo de alho em uma azeiteira ou em qualquer recipiente, é recomendável que seja hermético para não pegar outros sabores. É recomendável não consumir o óleo de alho caseiro após de duas semanas, pois passado este tempo poderiam proliferar bactérias que desenvolvam em salmonela ou botulismo.

Agora que já sabe como fazer óleo de alho caseiro não deixe de experimentá-lo em todas suas receitas, este ouro líquido é perfeito para temperar qualquer tipo de salada, peixes ou carnes, também dá um toque genial às verduras ao vapor ou cozidas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Aproveite esta receita caseira para dar um sabor especial aos seus pratos! Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Walkyria Pimpão:
On