Inflamação do Esôfago a Esofagite causa muitos problemas e desconforto e acontece no órgão localizados entre a garganta e o estômago, e que causa muito desconforto devido ao seus sintomas, que normalmente são gosto amargo na boca, azia e dor de garganta.
Tipos de Inflamação do Esôfago a Esofagite
Esofagite é uma doença que pode ser curada. O tratamento está diretamente correlacionado com a causa específica da enfermidade e inclui o uso de medicamentos como antiácidos, antibióticos, antifúngicos. É fundamental a mudanças no estilo de vida.
Compartilhamos abaixo os principais tipos de inflamação do esôfago:
Esofagite eosinofílica, que é proveniente de alergias alimentares ou a alguma outra substância tóxica, levando ao aumento da quantidade de eosinófilos no sangue;
Esofagite medicamentosa, que pode ser desenvolvida devido ao tempo prolongado de contato do medicamento com o revestimento do esôfago;
Esofagite por refluxo, em que o conteúdo ácido do estômago volta para o esôfago causando sua irritação;
Esofagite por infecções este é o tipo mais raro de esofagite. O problema pode acontecer em quem tem o sistema imune enfraquecido devido a doenças ou idade, e é caracterizada pela presença de bactérias, fungos ou vírus na boca ou esôfago.
Causas da Inflamação do Esôfago a Esofagite
Tem maiores chances de sofrer de esofagite quem esta acima do peso. Aqueles que consomem álcool em excesso e quem possui o sistema imune comprometido.
Compartilhamos abaixo algumas causas da Esofagite:
-Hérnia de hiato, que é uma bolsinha que pode ser formada quando uma porção do estômago passa por um orifício denominado hiato;
-Defeito na válvula que liga o esôfago ao estômago;
-Vômitos frequente, como ocorre na bulimia;
-Ingestão de produtos químicos impróprios para o consumo;
-AIDS pode causar a esofagite tanto por causa da diminuição do sistema imune, permitindo a ocorrência de infecções, como também pelo uso frequente de medicamentos;
-Desenvolvimento de infecções causadas por vírus, fungos ou bactérias;
-Gastrite, que é caracterizada pela inflamação das paredes do estômago.
Sintomas Inflamação do Esôfago a Esofagite
Para diagnosticar a esofagite é importante procurar o médico gastroenterologista. Através dos sintomas e no resultado de exames como a endoscopia digestiva alta com biópsia ele poderá confirmar a inflamação. De acordo com a gravidade e progressão dos sintomas, a esofagite pode ser classificada em erosiva ou não erosiva. Isto significa que pode haver surgimento de lesões no esôfago que podem aparecer caso a inflamação não seja identificada e tratada corretamente. Normalmente a esofagite erosiva acontece em casos mais crônicos de inflamação.
Compartilhamos abaixo alguns sintomas de esofagite:
-Azia e queimação constante, mas que piora após as refeições;
-Gosto amargo na boca;
-Mau hálito;
-Dor no peito;
-Dor de garganta;
-Rouquidão;
-Refluxo de um líquido amargo e salgado para a garganta;
-Pode haver um pequeno sangramento do esôfago.
Para quem tem o problema a indicação é que beba muita água junto de seus medicamentos. Não forçar o bom funcionamento do esôfago é importante para evitar a inflamação. Caso seja alérgico a algum tipo de alimento, ou ainda à poeira, evite ao máximo o contato com eles. Corte as comidas que lhe causam alergia em sua dieta e evite ficar exposto à poeira.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A esofagite causa muitos transtornos para quem tem o problema e deve ser tratado rapidamente! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários