Esses discos vão se desgastando com o tempo, facilitando a formação da hérnia. Quando isso acontece, parte desses discos sai da posição e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna vertebral. Isso acontece com maior frequência nas regiões cervical e lombar, pois são mais expostas ao movimento e suportam maior carga.
Causas Hérnia de Disco
A maior causa é da hérnia de disco é a genética. Caso uma pessoa tenha histórico familiar do problema, mais risco ela corre de desenvolver com o tempo. Além disso, outros fatores também contribuem, como envelhecimento, pouca atividade física, tabagismo, excesso de peso (carregar ou levantar).
Sintomas
A hérnia de disco pode ou não apresentar sintomas. Esses sinais podem ser diversos e estão sempre associados com a área que a raiz nervosa foi comprimida. Os sintomas mais comuns são:
Cervical: Rigidez e dor em partes como nuca, ombro e escápula; dificuldade de movimentar braços e sensação de formigamento (parestesia).
Lombar: Dor nas regiões como ânus, quadril e púbis, que se estende para panturrilha e tornozelo; dor ao levantar peso e ao sentar-se; deformidade postural do saco; dificuldade para andar devido as contrações nos glúteos.
Prevenção
A melhor forma de prevenir é desenvolver hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente, realizar alongamentos e outros exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral. Postura corporal correta também ajuda a prevenir tal problema.
Tratamento
Geralmente o problema de hérnia é tratado com uso de analgésicos e antiinflamatórios, além de repouso e fisioterapia, ou até mesmo acupuntura. Existe também o tratamento cirúrgico, para a correção, porém deve ser indicada por um médico especializado, levando em conta o quadro clínico do paciente e também a gravidade da doença.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários