Saúde

Hérnia de Disco – Causas, Sintomas, Prevenção e Tratamento

hernia-tratarMuitas pessoas sofrem com um problema chamado hérnia de disco, que causa muita dor e dificuldade de se mover. Isso porque a nossa coluna vertebral, como o próprio nome sugere, é composta por vértebras, e no interior destas, existe uma espécie de canal, por onde a medula espinhal ou nervosa passam. Entre essas vértebras, ficam os chamados discos intervertebrais, que são estruturas em forma de anel, constituídas por um tecido cartilaginoso e elástico. A função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto conforme a pessoa vai executando os movimentos.
Esses discos vão se desgastando com o tempo, facilitando a formação da hérnia. Quando isso acontece, parte desses discos sai da posição e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna vertebral. Isso acontece com maior frequência nas regiões cervical e lombar, pois são mais expostas ao movimento e suportam maior carga.

Causas Hérnia de Disco

A maior causa é da hérnia de disco é a genética. Caso uma pessoa tenha histórico familiar do problema, mais risco ela corre de desenvolver com o tempo. Além disso, outros fatores também contribuem, como envelhecimento, pouca atividade física, tabagismo, excesso de peso (carregar ou levantar).

Sintomas

A hérnia de disco pode ou não apresentar sintomas. Esses sinais podem ser diversos e estão sempre associados com a área que a raiz nervosa foi comprimida. Os sintomas mais comuns são:

Cervical: Rigidez e dor em partes como nuca, ombro e escápula; dificuldade de movimentar braços e sensação de formigamento (parestesia).

Lombar: Dor nas regiões como ânus, quadril e púbis, que se estende para panturrilha e tornozelo; dor ao levantar peso e ao sentar-se; deformidade postural do saco; dificuldade para andar devido as contrações nos glúteos.

Prevençãohernia-de-disco

A melhor forma de prevenir é desenvolver hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente, realizar alongamentos e outros exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral. Postura corporal correta também ajuda a prevenir tal problema.

Tratamento

Geralmente o problema de hérnia é tratado com uso de analgésicos e antiinflamatórios, além de repouso e fisioterapia, ou até mesmo acupuntura. Existe também o tratamento cirúrgico, para a correção, porém deve ser indicada por um médico especializado, levando em conta o quadro clínico do paciente e também a gravidade da doença.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.