Gripe H1N1 o primeiro surto do vírus aconteceu em 2009 e já naquela época ficou marcada seu grande potencial de transmissão. Em 2016, os casos surgiram mais cedo e ainda não se sabe por que voltou antes do tempo e tem deixado o país em alerta mais uma vez.
Sintomas da Gripe H1N1
A Gripe é qualquer infecção que tem por causa o vírus chamados influenza. O H1N1 é um desses vírus e faz parte do tipo A. A diferença é que os mais jovens que não estão incluídos como parte do grupo de risco para a gripe comum costuma ser muito mais suscetível ao vírus e ter mais complicações por esse vírus. As crianças com menos de 2 anos principalmente as menores de 6 meses, gestantes, idosos, pessoas com doenças crônicas e as que recebem quimioterapia são as incluídas no grupo de risco para a gripe comum e na gripe H1N1. O H1N1, assim como os demais vírus influenza, sofre mutações o tempo todo e pode combinar-se com outros vírus. Em 2009, ele se uniu a um vírus que circulava entre os porcos e foi isso que gerou a pandemia de gripe suína. Este vírus até então atacava penas os animais, os seres humanos não tinham a menor imunidade.
Os sintomas da Gripe H1N1 são os mesmos da gripe comum com febre, os sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza, que acontecem ao mesmo tempo em que tem a indisposição, dor no corpo, prostração e falta de apetite. A gripe H1N1 igual as outras pode ocasionar a síndrome respiratória grave um quadro gripal mais grave onde a oxigenação do pulmão e de outros órgãos ficam comprometidos e pode levar a óbito.
Vacinação Gripe H1N1
A campanha de vacinação contra Gripe H1N1 esta prevista para iniciar no dia trinta de abril e terminar no dia vinte de maio já que, segundo o Ministério da Saúde os laboratórios não conseguem antecipar a produção da vacina. Entretanto o Ministério da Saúde autorizou os estados a usar os lotes que restaram do ano passado nas regiões onde a doença já estão em evidência. A vacina do ano passado protege somente contra o vírus H1N1. Quem tomar essa vacina devera tomar a nova para também e assim ficar protegido contra os dois outros tipos de vírus o H3N2 e o influenza B. As vacinas da rede são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B. A vacina aplicada na rede privada , são quadrivalentes, com cepas para mais um tipo de gripe B que costuma circular nos , Estados Unidos.
O melhor sempre é prevenir e a gripe H1N1 necessita dos mesmos cuidados que qualquer outro tipo de gripe quando falamos em prevenção.
Abaixo compartilhamos os cuidados para evitar a gripe H1N1:
– Não fique muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;
– Lave sempre as mãos com água e sabão e não coloque as mãos no rosto e, principalmente na boca;
– Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;
– Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma muitas verduras e frutas. Beba bastante água,
– Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
– Se for preciso utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar;
– Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas;
– Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe H1N1.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Tome todo cuidado com a gripe H1N1 e evita a contaminação!! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários