X
    Categorias Saúde

Glaucoma Doença No Nervo Óptico – Tipos e Sintomas e Tratamento

Glaucoma Doença No Nervo Óptico que é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelos olhos até o cérebro.  A pressão intraocular elevada é um fator de risco expressivo para o aumento do glaucoma, não existindo, contudo uma relação direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença. Alguns desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.

Tipos de Glaucoma Doença No Nervo Óptico

Se não for tratado adequadamente o glaucoma pode trazer dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para cegueira.

Compartilhamos abaixo tipos de glaucoma:

Glaucoma de ângulo fechado (agudo): acontece quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso causa um aumento rápido, doloroso e grave na pressão intraocular. Casos de glaucoma agudo devem ser tratados imediatamente, bem diferentes do que ocorre com o tipo crônico da doença, em que a pressão ocular acontece lenta e silenciosamente e vai danificando a visão lentamente.

Glaucoma de ângulo aberto (crônico): é o tipo mais comum de glaucoma e costuma ser hereditário. Entretanto sua causa é desconhecida. Um aumento na pressão ocular desenvolve-se lentamente com o passar do tempo neste tipo de glaucoma, e a pressão elevada causa um dano permanente no nervo óptico, causando perda do campo visual.

Glaucoma congênito: como o próprio nome diz o tipo em que a criança já nasce com a doença, passada da mãe durante a gravidez. Este tipo de glaucoma é considerado raro e se descoberto deve ser tratado imediatamente.

Glaucoma secundário: ele costuma acontecer devido o uso de medicamentos, como corticosteroides, pelos traumas e por outras doenças oculares e sistêmicas.

Sintomas do Glaucoma Doença No Nervo Óptico

Os sintomas de glaucoma costumam variar de acordo com o tipo da doença. E é importante ficar atento a eles buscando rapidamente atendimento médico e o tratamento necessário:

Compartilhamos abaixo sintomas do Glaucoma segundo o tipo:

Glaucoma de ângulo aberto:

-Muitas não apresentam sintomas até o início da perda da visão;

-Perda gradual da visão periférica lateral, também denominada visão tubular.

Glaucoma de ângulo fechado:

-Os sintomas podem ser intermitentes no início e piorarem rapidamente;

-Dor grave e súbita em um olho;

-Visão diminuída ou embaçada;

-Náusea e vômito;

-Olhos vermelhos;

-Olhos de aparência inchada.

Glaucoma congênito:

-Os sintomas podem ser percebidos assim que a criança tenha alguns meses de vida;

-Nebulosidade na parte frontal do olho;

-Aumento de um olho ou de ambos os olhos;

-Olho vermelho;

-Sensibilidade à luz;

-Lacrimação.

Tratamento de Glaucoma Doença No Nervo Óptico

O tratamento tem por objetivo diminuir a pressão ocular. De acordo com o tipo de glaucoma o tratamento é feito por meio de medicamentos ou se necessário até uma cirurgia.

Compartilhamos abaixo tratamentos para Glaucoma:

Glaucoma de ângulo aberto: o tratamento costuma ser bem-sucedido com uso de colírios. A maioria dos colírios utilizados possuem poucos efeitos colaterais em comparação aos do passado. Em alguns casos pode ser necessário o uso de mais de um tipo de colírio e alguns pacientes podem ser tratados também com pílulas que agem para baixar a pressão ocular. Atualmente novas pílulas e colírios vêm sendo desenvolvidos para proteger o nervo óptico dos danos do glaucoma.

Em alguns tratamentos pode ser necessário recorrer ao laser para ajudar na desobstrução da circulação do humor aquoso. Esse procedimento é costuma ser indolor. Outros pacientes podem necessitar de cirurgia tradicional para abrir um novo canal para o fluxo normal de humor aquoso.

Glaucoma de ângulo fechado: Glaucoma do ângulo fechado deve ser tratado como uma emergência médica. Se não for tratado em alguns dias pode levar à cegueira. Colírios, pílulas e medicamento intravenoso são utilizados para baixar a pressão nesses casos. Pequeno número de pacientes pode necessitar serem submetidos a uma operação de emergência, chamada de iridotomia. Este procedimento usa um laser para abrir um novo canal na íris, que alivia a pressão e previne uma nova crise.

Glaucoma congênito: esse tipo sempre é tratado com cirurgia para desobstruir as câmaras do ângulo. Isso é feito com o paciente completamente anestesiado.

Se tiver algum destes sintomas procure o médico imediatamente pois a  expectativa de tratamento e recuperação para glaucoma varia de acordo com o tipo da doença e das medidas tomadas por paciente e médico durante o período de tratamento. É importante ter sempre acompanhamento médico em todos os casos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O glaucoma é uma doença perigosa que necessita atenção e deve ser tratada prontamente! Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Walkyria Pimpão:
On