A escoliose é mais constante em adultos e de acordo com alguns estudos quanto maior a idade existe mais casos de escoliose. Os estudos incluíram casos confirmados na infância e adolescência que progrediram até a vida adulta e pessoas adultas com mais de cinquenta anos.
O Que é Escoliose
A escoliose é uma curva anormal da coluna que desvia para um dos lados. Aproximadamente de 3 a 100 pessoas tem a coluna deformada em formato de S ou C. A doença surge em qualquer idade e piora com o avançar da idade e por más posturas. As mulheres são mais frequentemente acometidas por escoliose,
São vários os tipos de escoliose:
– Idiopática: quando não se sabe a causa e é mais comum;
– Congénita: quando é de nascença:
– Neuromuscular: Quando a escoliose é causada por algum tipo de fraqueza muscular ou então a causa pode ser doenças que debilitam como osteoporose, paralisia cerebral, osteoartrite, etc.
Sintomas da Escoliose
Ombro: Um parece que esta mais alto do que o outro ao se ficar em pé;
Dor: Muitas queixas de cores lombares e nas costas;
Cansaço: Após muito tempo em pé ou sentado queixa de cansaço;
Encurvada: A coluna vertebral faz uma curva para o lado;
Postura: Seja de pé ou sentado esta sempre com a postura errada e para o mesmo lado.
Para que verifique se alguém esta com escoliose basta pedir que se incline ou dobre para frente. Se a coluna se desviar para a lateral é provável que esteja com escoliose e precisa de ajuda, procure então um especialista.
Tratamento para Escoliose:
O tratamento depende muito da idade e do grau da curvatura. Os casos mais graves podem necessitar o uso de coletes ou até de uma intervenção cirúrgica. Outros tipos de tratamento devem ser adotados para fortalecer os músculos das costas melhorando a postura. Existem outros tratamentos que aliados ajudam como massagens, ostopatia, quiropratia mas muitas vezes seus resultados são muito lentos. Se a escoliose não for tratada corretamente pode vir a se agravar e causar dores nas costas e no pescoço.
Como Prevenir a Escoliose
Para prevenir a escoliose é necessário:
– Praticar exercício físico dia a dia, caminhadas, corrida, andar de bicicleta, natação. A atividade física fortalece os músculos e as articulações da coluna. Trabalhe sempre os dois lados do corpo para que não haja de descompensarão.
– Evite se inclinar sempre para o mesmo lado;
– Ao carregar peso distribua o peso igualmente de ambos os lados nunca em um ombro só.
– Não carregue peso em excesso, pois pode colocar pressão em demasia sobre a coluna;
– Alimentação Saudável rica em vitaminas e minerais principalmente de cálcio e vitamina D para que seus ossos fiquem fortes.
Uma boa atividade para prevenir a escoliose é a yoga que desenvolvem a resistência e flexibilidade dos músculos que sustentam a coluna. Fique sempre atento a postura de seus filhos e faça radiografia regulares para acompanhar o desenvolvimento de sua coluna.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Escoliose a doença da coluna!!! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários