Saúde

Escoliose – O Que É , Sintomas e Como Prevenir

A escoliose é mais constante em adultos e de acordo com alguns estudos quanto maior a idade existe mais casos de escoliose. Os estudos incluíram casos confirmados na infância e adolescência que progrediram até a vida adulta e pessoas adultas com  mais de cinquenta anos.

Escoliose

O Que é Escoliose

A escoliose é uma curva anormal da coluna que desvia para um dos lados. Aproximadamente de 3 a 100 pessoas tem a coluna deformada em formato de S ou C. A doença surge em qualquer idade e piora com o avançar da idade e por más posturas. As mulheres são mais frequentemente acometidas por escoliose,

São vários os tipos de escoliose:

– Idiopática: quando não se sabe a causa e é mais comum;

– Congénita: quando é de nascença:

– Neuromuscular: Quando a escoliose é causada por algum tipo de fraqueza muscular ou então a causa pode ser doenças que debilitam como osteoporose, paralisia cerebral, osteoartrite, etc.

Sintomas da Escoliose

Ombro: Um parece que esta mais alto do que o outro ao se ficar em pé;

Dor: Muitas queixas de cores lombares e nas costas;

Cansaço: Após muito tempo em pé ou sentado queixa de cansaço;

Encurvada: A coluna vertebral faz uma curva para o lado;

Postura: Seja de pé ou sentado esta sempre com a postura errada e para o mesmo lado.

Para que verifique se alguém esta com escoliose basta pedir que se incline ou dobre para frente. Se a coluna se desviar para a lateral é provável que esteja com escoliose e precisa de ajuda, procure então um especialista.

Escoliose-test

Tratamento para Escoliose:

O tratamento depende muito da idade e do grau da curvatura. Os casos mais graves podem necessitar o uso de coletes ou até de uma intervenção cirúrgica. Outros tipos de tratamento devem ser adotados para fortalecer os músculos das costas melhorando a postura. Existem outros tratamentos que aliados ajudam como massagens, ostopatia, quiropratia mas muitas vezes seus resultados são muito lentos. Se a escoliose não for tratada corretamente pode vir a se agravar e causar dores nas costas e no pescoço.

Como Prevenir a Escoliose

Para prevenir a escoliose é necessário:

Escoliose-cero– Tomar muito cuidado nas posturas seja de pé ou sentado e até na hora de dormir;

–  Praticar exercício físico dia a dia, caminhadas, corrida, andar de bicicleta, natação. A atividade física fortalece os músculos e as articulações da coluna. Trabalhe sempre os dois lados do corpo para que não haja de descompensarão.

– Evite se inclinar sempre para o mesmo lado;

– Ao carregar peso distribua o peso igualmente de ambos os lados nunca em um ombro só.

– Não carregue peso em excesso, pois pode colocar pressão em demasia sobre a coluna;

– Alimentação Saudável rica em vitaminas e minerais principalmente de cálcio e vitamina D para que seus ossos fiquem fortes.

Uma boa atividade para prevenir a escoliose é a yoga que desenvolvem a resistência e flexibilidade dos músculos que sustentam a coluna. Fique sempre atento a postura de seus filhos e faça radiografia regulares para acompanhar o desenvolvimento de sua coluna.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Escoliose a doença da coluna!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.