Coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório a traqueia e os brônquios e o numero de infectados tem crescido no Brasil e por isso precisa ser vista com atenção pois além de afetar os pulmões a doença pode causar danos neurológicos.
Sintomas da Coqueluche
A causadora da coqueluche é a bactéria Bordetella pertussis e a doença evolui em três fases consecutivas. A fase inicial é a catarral com alguns problemas respiratórios e sintomas leves, que normalmente são confundidos com uma gripe tais como a febre, coriza, mal-estar e tosse seca. A seguir acontece acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar.
Durante a recuperação do paciente os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à uma tosse comum. Os bebês com menos de seis meses são os mais predispostos a desenvolver formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.
Prevenção da Coqueluche
A Coqueluche acontece principalmente pelo contato direto do doente com quem estiver suscetível e não foi vacinada em contato com as gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente e a coqueluche é principalmente transmissível na fase catarral e em locais com grande concentração de pessoas.
A prevenção é feita através da vacina DTP que deve ser aplicada em três doses e somente os vacinados e quem já adquiriu a doença não corre o risco de contraí-la. Entretanto a vacina não protege para sempre e os adultos devem receber o reforço para que evitem contaminar os bebês que ainda não tomaram as primeiras etapas da vacina. É orientado que as gestantes se vacinem para proteger também o bebê.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria. Coqueluche uma doença perigosa principalmente para os bebês por isso tome a vacina e o reforço! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários