A retenção de líquidos nada mais é que os líquidos com pouca proteína do sangue que o corpo não consegue eliminar, pois se extraviam da corrente sanguínea e se alojam nos tecidos subcutâneos.
A causa dessa retenção se dá devido a muita ingestão de sal na comida. Muitas mulheres podem se sentir inchadas no período pré-menstrual, por causa das alterações dos hormônios. Outras coisas como sedentarismo e falta de exercícios físicos, sapato alto, aumento de peso também podem causar a retenção desses líquidos.
Existem algumas doenças que causam essa retenção de líquido e a edema (que é o termo médico para inchaço). São doenças de tireóide, reações inflamatórias, problemas renais, cardíacos ou hepáticos. O uso constante de remédios como anti-hipertensivos podem alterar o funcionamento dos vasos sanguíneos.
Os sintomas do edema são inchaços nas áreas do corpo mais sofrem o efeito da gravidade, como as pernas. Para saber se você possui a retenção de líquido, pressione o dedo indicador na perna por cinco segundos e depois solte. Caso a pele fique com um aspecto esbranquiçado e demore a voltar ao lugar, pode ser um sinal de edema.
Dicas
- Com algumas mudanças de hábitos ou na alimentação, é possível prevenir e combater a retenção de líquido. Diminuir a ingestão de sal e de alimentos que contém sódio na composição, ajudam a diminuir o edema também
- Alimentos que ajudam a prevenir a retenção de líquidos são aqueles que possuem vitaminas e água em sua composição, o que facilita a absorção das toxinas. Frutas apresentam muita água, e ajudam na drenagem dos rins. Laranja, limão, melancia, melão, morango e água de coco, são as principais frutas recomendadas.
- Hortaliças nas cores verdes bem escuras são ricas em magnésio e potássio, que previnem o inchaço por acúmulo de sódio no corpo. Legumes como cenoura e beterraba agem como desintoxicantes. Alho, cebola, salsa e gengibre também ajudam a desinchar, além de possuírem funções antiinflamatórias e são alimentos diuréticos
- Beber bastante água ajuda a hidratar o corpo, absorver as toxinas e eliminar o excesso de água no corpo. O consumo diário de vitaminas B1, B5, B6 e D também ajudam na retenção de líquidos.
- Existem ervas com propriedades diuréticas, como folhas de dente-de-leão, erva-cidreira, cabelo-de-milho, entre outras. Chá de ervas como hibisco ou cavalinha também ajudam nesse problema.
-
Praticar exercícios ajuda a eliminar o excesso de água, pois o corpo esquenta, aumentando a circulação e eliminando água pela transpiração. - Bebidas como chá, café e álcool desidratam o corpo, apesar de algumas possuírem propriedades diuréticas. Evite o consumo dessas bebidas.
- Dormir com os pés para cima ajuda a melhorar a circulação do sangue durante a noite. Se você trabalha o dia todo sentado, saiba que isso pode influenciar no problema. Sempre que puder, levante e dê uma caminhada pelo trabalho para ajudar na circulação.
- Alguns anticoncepcionais possuem uma alta dose de estrogênio, uma substância que pode causar a retenção de líquido no corpo das mulheres, principalmente na TPM. Procure informações com seu ginecologista para saber o nível de estrogênio presente no seu anticoncepcional.
Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários
Ver comentários (1)
adorei sua receitas ana bjs adoro seu programa sou sua fa