Calo Nas Cordas Vocais ou Nódulos nas pregas vocais são lesões de massa, benignas, bilaterais e simétricas que acontecem nas pregas vocais. Sua formação pode ser causada pelo uso excessivo da voz e é muito comum acontecer em professores, palestrantes e cantores, especialmente nas mulheres devido a anatomia da laringe.
Como Identificar Calo Nas Cordas Vocais
Os nódulos que se formam nas cordas vocais modificam a produção dos sons, porque impedem o fechamento adequado das pregas vocais durante a fonação ou seja na hora de produzir a voz, deixando escapar o ar pelas regiões que não entram em contato alterando o padrão de vibração dos tecidos das pregas vocais devido ao aumento de massa ou da rigidez. A alteração mais comum é percebidas pela rouquidão e a soprosidade onde parece escapar ar durante a vibração das pregas vocais. Alguns podem sentir cansaço durante a fala, piora da voz ao falar por mais tempo, dor na laringe ou no pescoço, presença de muito pigarro e dificuldade para produzir notas agudas. É comum ter dificuldade em coordenar adequadamente a respiração e a produção da voz.
Nas crianças o calo nas cordas vocais costuma ser mais intenso e em alguns casos elas podem perder a voz por alguns períodos. A voz também pode ficar mais grave, rouca e soprosa, podendo piorar ou até sumir ao longo do dia e a dificuldade de coordenar a respiração com a produção dos sons fica mais intensa que nos adultos. Em alguns casos em crianças podem surgir alterações articulatórias e excesso de tensão no pescoço e no rosto prejudicando ainda mais a qualidade da voz e a expressão oral.
Abaixo compartilhamos algumas causas de calo vocal:
– Falar muito alto;
– Gritar muito;
– Falar por muito tempo;
– Produzir voz muito grave (mais grossa);
– Falar em ambientes ruidosos;
– Falar durante movimentação física intensa enquanto pratica esportes, por exemplo;
– Falar muito rápido;
– Emitir sons com muita força ao invés de usar emissões mais suaves;
– Falar com a ressonância mais baixa e desta maneira forçar mais a garganta e projetando menos a voz.
Se os sintomas durarem mais de quinze dias é importante procurar um médico.
Como Tratar Calo Nas Cordas Vocais
O tratamento para calo nas cordas vocais costuma ser feito com o descanso da voz e a prática de exercícios para pregas vocais para aquecer e desaquecer. Estes exercícios devem ser indicados por um fonoaudiólogo. Nos casos mais graves quando o calo torna-se grande ou muito rígido, pode ser necessário recorrer a uma cirurgia para sua retirada.
Para evitar que se forme um novo calo é importante saber usar a voz de maneira correta, usando técnicas que podem ser ensinadas pelo fonoaudiólogo e manter a garganta sempre muito bem hidratada, o que pode ser feito consumindo pequenos goles de água sempre que estiver dando aula numa sala com muitos alunos ou num lugar onde não se pode usar o microfone como recurso para amplificar a altura da voz.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Quem trabalha usando muito sua voz deve ter todos os cuidados para evitar os calos vocais! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários