Bronquiolite é uma infecção infantil bem comum. Esta infecção faz com que haja o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são passagens menores de ar presentes nos pulmões. A bronquiolite pode acontecer quando um vírus infecta os bronquíolos. Eles são as menores das vias aéreas, ramificadas a partir dos brônquios. Sendo eles os principais tubos de respiração dos pulmões.
Causas da Bronquiolite Aguda
Bronquiolite pode, eventualmente, também ser causada por infecção bacteriana, mas é muito raro. A infecção viral faz com que os bronquíolos inchem e fiquem inflamados. O muco fica acumulado nos bronquíolos dificultando assim o fluxo do ar para dentro e para fora dos pulmões. A maioria dos casos de bronquiolite são causadas pelo vírus sincicial respiratório (RSV, na sigla em inglês). Este é um vírus comum que costuma infectar crianças até os dois anos de idade. Ocorrem em maior intensidade nas estações frias do ano. Principalmente durante o inverno. Mas a bronquiolite também pode ser causada por outros vírus, incluindo aqueles que causam a gripe ou o resfriado comum.
Ela é uma doença contagiosa. Uma criança contrai o vírus causador da bronquiolite da mesma maneira que contrairia o vírus do resfriado e da gripe no ar, geralmente após uma pessoa doente tossir, espirrar ou falar. Também é possível contrair bronquiolite por meio de objetos compartilhados, tais como utensílios de cozinha, toalhas ou brinquedos.
Compartilhamos abaixo alguns fatores de risco:
-Falta de amamentação;
-Nascimento prematuro;
-Alguma condição subjacente no coração ou nos pulmões;
–Sistema imunológico enfraquecido ou ainda não totalmente desenvolvido;
-Exposição à fumaça do cigarro;
-Entrar em contato com várias crianças, como no caso de creches;
-Frequentar ambientes fechados e muito cheios.
Sintomas de Bronquiolite Aguda
A intensidade dos sintomas comuns da bronquiolite costumam variar de criança para criança. Algumas podem ter poucos sintomas ou sintomas mais suaves em comparação a outras. A bronquiolite começa como uma leve infecção respiratória. Depois de dois a três dias, a criança desenvolve ainda mais problemas respiratórios, incluindo chiado no peito e tosse. Se notar que a criança esta com problemas para comer e que a respiração está mais rápida ou difícil, entre em contato com um especialista.
Compartilhamos abaixo alguns dos sintomas mais comuns:
-Cianose, caracterizada pela pele azulada devido à falta de oxigênio;
-Dificuldade para respirar, incluindo chiado no peito e falta de ar;
-Tosse;
-Fadiga;
-Febre;
-Retrações intercostais, em que os músculos ao redor das costelas afundam à medida em que a criança tenta respirar;
-Respiração rápida (taquipneia).
Tratamento Para Bronquiolite Aguda
A grande maioria dos casos de bronquiolite pode ser tratada em casa. Fazendo uso de medicamentos devidamente orientados pelo médico. Eles servem para melhorar a congestão nasal da criança. Deve-se verificar de que ele está tomando líquido o suficiente. Leite materno e fórmulas infantis são adequados para crianças menores de um ano de idade.
Como bronquiolite é quase sempre causada por uma infecção viral os antibióticos que são utilizadas para o tratamento de infecções causadas por bactérias não são eficazes. Se a criança tem uma infecção bacteriana associada à bronquiolite, como a pneumonia, por exemplo, o médico poderá prescrever um antibiótico específico. Apenas um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso. E também qua a dosagem correta e a duração do tratamento.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Para praticar musculação sem lesões, faça a execução correta dos movimentos conforme orientação profissional. Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários