Saúde

Bronquiolite Aguda – Causas, Sintomas e Tratamento

Bronquiolite é uma infecção infantil bem comum. Esta infecção  faz com que haja o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são passagens menores de ar presentes nos pulmões. A bronquiolite pode acontecer quando um vírus infecta os bronquíolos. Eles são as menores das vias aéreas, ramificadas a partir dos brônquios. Sendo eles os principais tubos de respiração dos pulmões.

Bronquiolite Aguda – Causas, Sintomas e Tratamento

Causas da Bronquiolite Aguda

Bronquiolite pode, eventualmente, também ser causada por infecção bacteriana, mas é muito raro. A infecção viral faz com que os bronquíolos inchem e fiquem inflamados. O muco fica acumulado nos bronquíolos dificultando assim o fluxo do ar para dentro e para fora dos pulmões. A maioria dos casos de bronquiolite são causadas pelo vírus sincicial respiratório (RSV, na sigla em inglês). Este é um vírus comum que costuma infectar crianças até os dois anos de idade. Ocorrem em maior intensidade nas estações frias do ano. Principalmente durante o inverno. Mas a bronquiolite também pode ser causada por outros vírus, incluindo aqueles que causam a gripe ou o resfriado comum.

Bronquiolite Aguda – Causas, Sintomas e Tratamento

Ela é uma doença contagiosa. Uma criança contrai o vírus causador da bronquiolite da mesma maneira que contrairia o vírus do resfriado e da gripe no ar, geralmente após uma pessoa doente tossir, espirrar ou falar. Também é possível contrair bronquiolite por meio de objetos compartilhados, tais como utensílios de cozinha, toalhas ou brinquedos.

Compartilhamos abaixo alguns fatores de risco:

-Falta de amamentação;

-Nascimento prematuro;

-Alguma condição subjacente no coração ou nos pulmões;

Sistema imunológico enfraquecido ou ainda não totalmente desenvolvido;

-Exposição à fumaça do cigarro;

-Entrar em contato com várias crianças, como no caso de creches;

-Frequentar ambientes fechados e muito cheios.

Sintomas de Bronquiolite Aguda

A intensidade dos sintomas comuns da bronquiolite costumam variar de criança para criança. Algumas podem ter poucos sintomas ou sintomas mais suaves em comparação a outras. A bronquiolite começa como uma leve infecção respiratória. Depois de dois a três dias, a criança desenvolve ainda mais problemas respiratórios, incluindo chiado no peito e tosse. Se notar que a criança  esta com problemas para comer e que a respiração está mais rápida ou difícil, entre em contato com um especialista.

Bronquiolite Aguda – Causas, Sintomas e Tratamento

Compartilhamos abaixo alguns dos sintomas mais comuns:

-Cianose, caracterizada pela pele azulada devido à falta de oxigênio;

-Dificuldade para respirar, incluindo chiado no peito e falta de ar;

-Tosse;

-Fadiga;

-Febre;

-Retrações intercostais, em que os músculos ao redor das costelas afundam à medida em que a criança tenta respirar;

-Respiração rápida (taquipneia).

Tratamento Para Bronquiolite Aguda

A grande maioria dos casos de bronquiolite pode ser tratada em casa. Fazendo uso de medicamentos devidamente orientados pelo médico. Eles servem para melhorar a congestão nasal da criança. Deve-se verificar de que ele está tomando líquido o suficiente. Leite materno e fórmulas infantis são adequados para crianças menores de um ano de idade.

Bronquiolite Aguda – Causas, Sintomas e Tratamento

Como bronquiolite é quase sempre causada por uma infecção viral os antibióticos que são utilizadas para o tratamento de infecções causadas por bactérias  não são eficazes.  Se a criança tem uma infecção bacteriana associada à bronquiolite, como a pneumonia, por exemplo, o médico poderá prescrever um antibiótico específico. Apenas um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso. E também qua a dosagem correta e a duração do tratamento.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Para praticar musculação sem lesões, faça a execução correta dos movimentos conforme orientação profissional. Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.