X
    Categorias Saúde

Beijos no Carnaval – Riscos e Como Prevenir Doenças

Beijos no Carnaval é uma pratica muito comum de quem participa dos bloquinhos e bailes de carnaval. Isso tem um lado perigoso que deve ser levado em consideração. O alerta a respeito dos riscos foi feito pelo Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo

Riscos de Beijos no Carnaval

Beijar várias pessoas de um modo geral pode fazer com que se contraiam doenças através de bactérias, vírus e fungos que podem estar presentes na saliva e podem ser transmitidos pelo beijo. Caso o sistema imunológico esteja mais fraco fica-se vulnerável as infecções.

Abaixo compartilhamos o risco de doenças transmitidas através do beijo:

Herpes labial: é uma doença provocada pelo vírus da herpes simples ela provoca feridas nos lábios, face ou interior da boca muito parecida com as aftas. A crise dura certa de uma semana e volta de tempos em tempos.

Sapinho ou candidíase oral: é uma micose provocada pelo fungo Candida albicans. Se manifesta por pontos brancos e escamosos na língua e parte interna das bochechas. O tratamento pode envolver o uso de medicamento antifúngico.

Mononucleose ou “doença do beijo”: uma doença provocada pelo vírus Epstein-Barr provoca sintomas parecido aos de uma gripe forte como o  mal-estar, dor no corpo, febre, dor de garganta e aumento dos gânglios linfáticos chamados íngua.

Cárie e gengivite: são doenças infecciosas provocadas por bactérias e que podem ser transmitidas pelo beijo. Mas este problema não acontece em quem mantém uma boa higiene bucal.

Sífilis: a sífilis secundária que é a segunda fase da doença, pode provocar lesões na pele e boca. Nesta fase, a bactéria Treponema pallidum, que provoca a doença, pode ser transmitida pelo beijo.

Como Prevenir Doenças de Beijos no Carnaval

O carnaval é marcado pelo verão com temperaturas altas e por muito beijo na boca. Unindo os dois e o consumo abusivo de bebida alcoólica e também as grandes aglomerações o ambiente torna-se ideal para a proliferação de algumas doenças.

Compartilhamos abaixo como prevenir doenças no Carnaval:

Quem esta com o sistema imunológico baixo são as mais vulneráveis às infecções. Portanto, tenha cuidados gerais com a saúde se alimentando bem, dormindo bem e bebendo bastante água durante o carnaval.

Quem já tem problemas bucais prévios também fica mais vulnerável a outras infecções. Por isso deve manter a higiene bucal em dia escovando os dentes, usando fio dental e também o enxaguante bucal.

Preste atenção aos sinais que indicam doenças bucais, como boca seca, sangramentos e gosto amargo na boca. Consulte um dentista caso tenha um desses sintomas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Todo cuidado é importante com a saúde durante o carnaval! Deixe seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários

Walkyria Pimpão:
On