Ar Condicionado é indispensável, principalmente nos dias mais quentes do ano. Ele refrigera o ambiente e está cada vez mais presente também nos automóveis, mesmo os modelos populares. Mas respiramos cerca de 20 mil vezes por dia e o ar climatizado artificialmente pode prejudicar a saúde, se alguns cuidados especiais com os aparelhos não forem tomados.
Principais doenças do Ar Condicionado
Fungos, bactérias e ácaros são os grandes problemas do ar climatizado. Isso porque a redução da captação do ar externo provoca o aumento da concentração de poluentes biológicos no ar interno. Se a taxa de renovação for escassa, aumenta a concentração dessas formas de vida nos ductos de ar condicionado, o que favorece sua proliferação. Desta maneira altera a qualidade de vida das pessoas, principalmente as que são mais vulneráveis à infecção, como as que têm problemas respiratórios, por exemplo, a rinite alérgica.
Sistemas de ar condicionado central, que aumenta a cada dia, podem contribuir para o surgimento ou piora dos sintomas de alergias respiratórias. A causa é porque tem muitos filtros de ar que não estão preparados para reter as micropartículas. São elas os já falados fungos, bactérias, mofos, ácaros e vírus. Estes agentes mais habitualmente implicados no desencadeamento de alergias respiratórias. Salas amplas e cheias de gente trabalhando acabam, assim, se tornando ambientes que fazem mal a saúde.
Além de aumentar a concentração de micro-organismos no ar também favorece as doenças do aparelho respiratório. O ar frio demais paralisa os cílios (pelos) que revestem as paredes do sistema respiratório, que são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Dessa forma, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.
Compartilhamos abaixo as principais doenças com causas de ar condicionado:
-sinusite;
-rinite;
-otite;
-amigdalite;
-faringite;
-bronquite;
-pneumonia;
–asma;
-gripes e resfriados.
Pegar gripes pode comprometer as defesas do organismo e favorecer infecções mais graves como a pneumonia. Para prevenir o problema é importante não permanecer em locais fechados. Principalmente onde exista grande concentração de pessoas, pois esses fatores facilitam a contaminação. Em salas com carpete, o perigo é maior ainda.. Mesmo que a pessoa não tenha qualquer tipo de alergia a exposição aos elementos causadores de alergias acaba fazendo com que ela fique com maior sensibilidade. Se a exposição for repetida pode levar ao desenvolvimento de sintomas alérgicos.
É muito importante manter o filtro limpo e também toda a parte externa que reveste o aparelho. Nestes locais as vezes podem acumulam-se fezes de pombos e de outros pássaros, trazem sérios riscos de saúde para todos.. Quando secas, elas podem ser aspiradas para dentro do sistema e assim são levadas para o ambiente refrigerado. Os alergologistas recomendam que se deixe entrar a luz do sol e o ar puro na casa. Eles ensinam que evitar as causas das alergias respiratórias é fundamental. Significa manter a casa ou escritório livre da poeira, do mofo e dos insetos mortos.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Mantenha o ar condicionado sempre muito limpo! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários