Alimentos para combater o Alzheimer que é uma doença degenerativa, que atinge o cérebro causando esquecimento, e é mais comum em idosos. Não há cura para o Alzheimer, porém há alguns alimentos que auxiliam na prevenção da doença. Os alimentos devem ser ingeridos com uma dieta saudável, combinados com hábitos de leitura e atividades que exercitem o cérebro, como jogo da memória, sudoku e etc.
Dicas de Alimentos Para Combater o Alzheimer
Foi feita uma pesquisa de quatro anos do Medical Center da Universidade de Columbia em Nova York sobre os hábitos alimentares de mais de duas mil pessoas e entre o número de pessoas, 253 voluntários desenvolveram o Mal de Alzheimer. O resultado do estudo foi publicado na revista científica Archives Of Neurology e foi concluído que alimentos ricos em ômega 3 e 6, além das E e B12, ajudam na prevenção dessa enfermidade.
Abaixo compartilhamos alimentos que ajudam a combater o Mal de Alzheimer:
Peixes em geral são ricos em ômega 3. Inclua na sua alimentação salmão, sardinha, atum, truta, entre outros. O ômega 3 ajuda a combater o mal colesterol e ajuda a prevenir outras doenças como cardiovasculares, hipertensão e diabetes tipo 2.
O ômega seis também ajuda a diminuir o colesterol ruim, conhecido como LDL, o colesterol total e regula os hormônios. Alimentos ricos em ômega 6 são óleo de milho, óleo de canola, óleo de soja, óleo de girassol, nozes, castanhas, azeite de oliva extra virgem e amêndoas.
Guaraná ajuda a melhorar a memorização graças à ação da acetilcolina, porém como é rico em cafeína, não é indicado para gestantes, pessoas com problemas cardíacos e hipertensos. Outros alimentos que contenham cafeína em sua composição, são indicados pois a cafeína contem substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.
A casca da romã possui uma enzima que ajuda a prevenir a doença, além de possuir uma alta quantidade de antioxidantes que ajuda a diminuir a perda degenerativa do cérebro. Por se tratar de casca, a melhor forma de consumo é através de sucos.
Castanhas, nozes e amêndoas são alimentos ricos em selênio, um mineral que ajuda a combater o Alzheimer e que em deficiência, pode causar distúrbios no funcionamento dos neurônios e neurotransmissores. Outros alimentos que são ricos em selênio são alho, grãos, carne, abacate e frutos do mar.
Frutas roxas ou vermelhas, como amoras, ameixas, blueberries, cereja, framboesa, entre outros, possuem polifenol, que é um antioxidante poderoso. Além disso, as frutas vermelhas possuem fisetina, que estimula a área do cérebro responsável pela memória em longo prazo, prevenindo assim as doenças degenerativas.
Consumir álcool moderadamente ajuda a diminuir o risco de doenças, principalmente o vinho, pois melhora a circulação de sangue no cérebro.
A cúrcuma é um tempero amarelado utilizado na fabricação do curry. Segundo estudos realizados, o tempero possui efeito anti-inflamatório e antioxidante que previne o envelhecimento. Frutas que são ricas em vitamina B12 e E também auxiliam na prevenção da doença. Procure incluir na sua dieta.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Mal de Alzheimer alguns alimentos ajudam a combater a doença! Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários