Carro Blindado Usado é a opção mais comum de quem não tem como mandar blindar um carro novinho. Muitos acreditam que a blindagem tem prazo de validade, mas isto não é verdade. A parte opaca, que envolve a proteção da carroceria, não se estraga.
Como Escolher o Carro Blindado Usado
No processo de blindagem de automóvel a parte mais frágil é os vidros que dependendo do tipo pode delaminar, ou seja, pode soltar a camada interna de policarbonato ou perder a transparência. Enquanto isso não acontecer o vidro esta perfeito para proteger os ocupantes do veiculo. Bolhas de ar pequenas (1 a 2 cm2) são aceitáveis, mas podem crescer. E existem empresas que fazem reparo de delaminação. É necessário fazer um orçamento antes para saber se vale consertar depois da compra.
Compartilhamos abaixo algumas dicas de como escolher um carro blindado:
Procure por carros cuja blindadora seja conhecida e de preferência por indicação de quem já tenha tido uma boa experiência com seus produtos. Verifique primeiro o nome da empresa no Certificado de Blindagem, que todo veículo deve ter. Prefira as unidades que já tenha a descrição da blindagem no documento do veículo, obrigatória desde 2008.
Verifique com atenção o acabamento interno. Parafusos colocados no meio das forrações de porta ou nos revestimentos de coluna devem estar bem colocados, se estiver com uma aparência descuidada já indica que a blindadora não costuma fazer um bom serviço ou que a manutenção foi feita em oficina de baixa qualidade. É importante prestar atenção se no seu interior não tem cheiro de umidade o que afeta a durabilidade da aramida. Olhe por baixo dos tapetes e dentro do porta-malas. Procure por sinais nas portas e em volta do para-brisa se existe sinais de entrada de água.
Faça um teste com os vidros dianteiros, eles podem subir e descer mais lentamente, mas não devem parar no meio do caminho ou ter a velocidade de subida subitamente diminuída. Lembre-se que normalmente a janela abre só 75% do que abria após o processo de blindagem. As portas devem estar alinhadas, além de abrir e fechar normalmente, portanto verifique se elas não encostam na soleira, deixando marcas. Isso pode indicar problemas nas dobradiças ou dano estrutural.
Para ser blindado o veiculo precisa ser todo desmontado durante o processo. Então é necessário verificar atentamente se todos os comandos estão funcionando e não há nenhuma gambiarra aparente, com fios e controles à mostra sob o painel. Não se esqueça de checar o sistema de ar-condicionado que é essencial, pois o carro vai estar sempre com os vidros fechados. Preste atenção em um detalhe muito importante: existem veículos que os vidros apresentam coloração escura ou ainda azul, verde ou espelhado já integrada ao produto pelo fabricante na hora da produção, e não por películas comuns. Esse tipo de vidro tem reposição quase impossível, porque é originário de pequenos lotes.
O veiculo precisa apresentar um comportamento firme, sem ruídos dentro da cabine ou em suspensões e sistema de direção, que estão entre os itens que mais sofrem com o aumento de peso. Carros com suspensão pneumática podem apresentar problemas em compressores e bolsas de ar e seu nivelamento deve ser testado com muita atenção. Se estiver torto para um lado, pode haver uma bolsa de ar da suspensão avariada. O câmbio e componentes da tração também sofrem mais trancos, ruídos e folgas e, portanto, devem ser verificados.
Assim que efetuar sua compra faça uma revisão da para ter certeza de que tudo está em ordem. Durante a revisão será verificado se não há mantas de aramida descoladas ou áreas desprotegidas, em virtude de uma colisão, por exemplo, a porta pode ter sido trocada, mas a blindagem pode não ter sido reposta. Um espelho quebrado e substituído no passado pode causar problemas no futuro, pois, na remontagem, a colocação da blindagem pode ter sido esquecida. Há casos em que o comprador concorda em levar o carro se o vendedor autorizar que a revisão seja feita é bom tentar um acordo antes da compra.
Fonte: Quatro Rodas.
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