Saúde

Yoga Infantil – Benefícios

Yoga Infantil a união perfeita para tratar a mente e o corpo ao mesmo tempo e para as crianças traz inúmeros benefícios. A Yoga teve origem na Índia e esta ligada a filosofia hinduísta  é perfeita para quem tem filho pequeno e  que gostaria que eles pudessem aproveitar  também todos os seus  benefícios. Existem aulas de Yoga para crianças, especialmente direcionadas a aproximá-los desse universo de maneira bem mais adequada.

yoga-infantil-beneficios

Beneficios da Yoga Infantil

As praticas de yoga com crianças concluem que a melhor idade para que elas começarem com os exercícios é a partir dos quatro anos. Nesta idade, as crianças já podem entender claramente o que se pode esperar e o que se deseja delas. O yoga está indicado a todos os meninos e meninas e seu objetivo principal é a busca do equilíbrio e da harmonia, e o controle do sentido da disciplina. É uma boa base para se conseguir uma vida adulta alegre e saudável.

ioga-infantil-beneficios

Os conceitos filosóficos da yoga muitas vezes é difícil de entender até mesmo para  um adulto por isso as aulas de yoga para crianças ocorrem de uma maneira um pouco diferente e de maneira criativa. Os professores utilizam histórias e atividades lúdicas, de acordo com a idade dos alunos e as posturas ensinadas, por exemplo, são associadas a elementos da natureza para facilitar o aprendizado.

yoga-infantil-juntos

A prática de yoga para crianças a é uma excelente maneira de promover o seu crescimento saudável. Os principais pontos positivos da yoga na infância são o aumento da sua capacidade de concentração, relaxamento, melhora na flexibilidade e equilíbrio físico e mental. Além disso, desenvolve a autoestima e autoconfiança do jovem, que tem nas aulas uma bela oportunidade de conhecer o corpo e suas emoções, amadurecendo a mente e o físico em pleno equilíbrio.

yoga-infantil-nin

A tranquilidade e quietude mental, são cada vez mais difíceis de desenvolver em uma criança, já que elas recebem uma quantidade imensa de informações, se levarmos em conta a escola, educação dos pais, televisão, livros e revistas, videogame e computador. Os meios eletrônicos, principalmente, hiperestimulam os jovens, que podem crescer agitados ou com dificuldade de concentração, distraindo-se com muita facilidade o que pode ser um grande problema na escola e em seu desenvolvimento intelectual.

yoga-infantil

A prática da yoga é muito positiva durante o crescimento das crianças porque elas exercitarão sua respiração e aprenderão a relaxar, para enfrentar o estresse, as situações de conflitos e a falta de concentração, problemas comuns na sociedade atual.

Abaixo compartilhamos os benefícios yoga infantil:

– Desenvolvimento e habilidade dos músculos motores; 
– Flexibilidade nas articulações; 
– Melhora dos hábitos posturais da coluna vertebral; 
– Massagem dos órgãos internos; 
– Melhoria nos hábitos da respiração; 
– Estimulação da circulação sanguínea; 
– Melhoria da auto-estima; 
– Diminuição no nível de estresse infantil; 
– Aperfeiçoamento dos sentidos; 
– Agilidade e integridade; 
– Calma e relaxamento; 
– Alongamento; 
– Melhor desenvolvimento da atenção, concentração, memória e imaginação; 
– Harmonização da personalidade e do caráter; 
– Canalização adequada da energia física; 
– Melhor compreensão e interação com os demais.

yoga-infantil

Entre as posturas ensinadas na yoga para crianças, muitas imitam os animais e elementos da natureza.

Abaixo compartilhamos algumas das posturas da yoga infantil:

Elefantinho: locomove-se de maneira relaxante e tranquila, transmitindo sensação de calma.

Tartaruga: recolhe-se mergulhando em uma condição de paz interior, fortalecendo e relaxando os músculos.

Gato: espreguiça-se relaxando o corpo e estimulando a flexibilidade.

Cobra: quando as crianças imitam sua postura de estar prestes a dar o bote, estimulam a concentração, determinação e confiança.

Balancinho: com um movimento pendular e o corpo relaxado, desperta na criança uma sensação de alegria e fluidez em seu coração.

Peixe: a postura faz o pequeno se sentir leve, como se estivesse flutuando ou mergulhando. A postura aumenta a sua capacidade respiratória, fator que está diretamente ligado ao equilíbrio emocional.

Árvore: postura ajuda a desenvolver o equilíbrio físico.

Sol: condição na qual a criança reconhece a energia vital e permita que ela se espalhe por todo o seu corpo.

Abaixo compartilhamos vídeo de aula de Yoga Infantil:

https://youtu.be/zrCr2_Qmr-w

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Yoga infantil uma maneira saudável de aliviar o estresse da criança! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.