Educação

Volta as Aulas Adaptação Das Crianças – Dicas

Volta as Aulas Adaptação Das Crianças é importante estar atentos pois este  primeiro contato da criança com a vida em sociedade. Estar bem adaptada faz com que elas tenham um bom desenvolvimento. Normalmente os bebês por um longo tempo mantem contato apenas com seus pais e cuidadores e a novidade pode gerar a ansiedade de separação. Segundo a Psicologia Infantil a ansiedade de separação é o nome dado ao sentimento das crianças quando percebem que estão sendo afastadas dos pais. Mesmo que estes momentos sejam apenas por alguns instantes. Esta sensação faz parte do desenvolvimento e costuma acontecer entre o 10º e o 18º mês de vida. Justamente por isso é comum o bebê chorar quando perde a mãe de vista, por exemplo. Alguns outros sintomas como falta de apetite ou irritação também são notados nessa fase.

Volta as Aulas Adaptação Das Crianças - Dicas

Dicas Para Volta as Aulas Adaptação Das Crianças

Existem alguns passos que podem ajudar os pais e os filhos a receberem bem esta nova etapa de sua vida. O principal para os pais é ter a segurança de que estão deixando seus filhos em bom lugar e com pessoas de confiança. É importante conversar com a criança mesmo que ache que não entenderá. Diga a importância dos professores e de novas amiguinhos que irá fazer e não demonstre insegurança para ele.

Volta as Aulas Adaptação Das Crianças - Dicas

Compartilhamos abaixo algumas dicas para diminuir o impacto da nova rotina na volta as aulas:

Deve existir parceria entre professores e pais para sobre a prática pedagógica. Isso inclui a rotina, os horários e o tempo de cada atividade, como da alimentação, do banho, das trocas de roupa e fraldas e o horário do sono.

Pais não devem mentir e sim explicar respondendo todas as perguntas que surgirem e incentivar a criança a frequentar a escola é o primeiro passo para o sucesso nessa etapa.

A presença dos pais é fundamental na hora de apresentar a criança para a professora e adultos da escola. A presença da família traz confiança à criança já que trata de um espaço ainda estranho para ela.

Para que tenha sensação de segurança no primeiro dia, deixar a criança levar um objeto de sua preferência. Que represente uma conexão entre ela e a sua casa.

O choro não deve ser ignorado, porque é desta forma que a criança consegue se expressar em determinados momentos. “Que lugar é esse?”, “Quem são essas pessoas?” ou “Não me deixe aqui!”. Estes  podem ser alguns dos sentimentos deles nessa etapa. Acolher esse choro é extremamente importante para a adaptação da criança.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É importante todo comprometimento dos adultos envolvidos na nova etapa da vida da criança! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.