Saúde

Vertigem e Tontura VPPB – O Que É, Sintomas  e Tratamento

Vertigem e Tontura  VPPB pode ser usada para determinar dois sentimentos distintos. Um pode ser a sensação de que esta na eminência de desmaiar ou perder os sentidos, sem que neste instante tenha a impressão de que os objetos em volta estão rodando ou se movendo. A tontura pode indicar também o quando se tem uma vertigem e se tem a impressão que os objetos estão rodando quando na verdade não estão.

Vertigem-VPPB-capa

Desta maneira tontura pode ser relatada com as seguintes sensações:

– Falsa sensação de movimento ou rotação chamada vertigem;

– Sensação de desmaio;

– Perda de equilíbrio ou da estabilidade;

– Parecer voar ou nadar.

A tontura pode causar náusea, desequilíbrio e vomito. Pode ter dificuldade de caminhar, e manter a sua postura ereta e ainda sentir sono. Normalmente os sintomas diminuem ao se deitar.

O Que É Tontura ou Vertigem VPPB

Tontura ou Vertigem pode ser causada pela VPPB Vertigem de Posicionamento Paroxística Benigna  a sua causa se da por partículas de carbonato de cálcio os otólitos que escapam do utrículo, situados no ouvido interno e caem  no canal semicircular do labirinto. A vertigem VPPB pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos com mais de cinquenta anos e do sexo feminino. Isto acontece principalmente nos casos em que não se tem a causa determinada, nos casos em que a causa é conhecida o problema se da de forma igual tanto para homens como para mulheres.

Vertigem-VPPB-veia

Sintomas da Tontura ou Vertigem VPPB

Os sintomas da VPPB são descritas pelos pacientes como de curta duração e muito fortes. Eles acontecem quando fazem movimentos rápidos com a cabeça, normalmente quando levantam da cama ao acordar pela manhã, deitar ou virar-se na cama, esticar o pescoço olhando para cima ou baixar o pescoço olhando para baixo.

O diagnóstico é feito através de avaliação médica. Se não houver nenhuma alteração no exame neurológico é feita uma avaliação com o uso de manobras onde o médico deita rapidamente o doente com o intuito de desencadear a crise. Quando a crise acontece o médico pode observar o nistagmo, um movimento feito pelos olhos do paciente causado pela alteração da função do labirinto. Quando o médico observa o nistagmo não é preciso mais exames complementares apenas se for para saber o que causou a VPPB ou se ainda houver qualquer outra forma de vertigem.

Vertigem-VPPB

As causas da vertigem posicional paroxística benigna é a presença de cristais de cálcio no interior do canal semicircular posterior, ele é o mais inferior dos tres canais do labirinto e é quem faz a detecção de aceleração linear da cabeça. Com as presenças dos cristais acontece a alteração do fluxo normal de liquido dentro do canal, e desta forma o cérebro interpreta de forma errada quando o corpo se movimenta principalmente na parte da cabeça. A VPPB inicia basicamente com certos movimentos feitos com a cabeça.

Tratamento da Tontura ou Vertigem VPPB

Existem várias técnicas fisioterápicas feitas com a cabeça que é feita para movimentar os cristais de cálcio em que eles saiam dos canais do labirinto. Essas técnicas são conhecidas como manobras de reposicionamento otolítico e são excelentes como tratamento. No ano de 1980 Brandt e Daroff  sugeriram a primeira sequência de exercícios para tratar a VPPB.  

Sequência de Manobra de Epley na figura:

Abaixo e à esquerda está representada  a posição do labirinto durante a manobra e à direita detalhe do canal semicircular posterior e do movimento dos otólitos soltos dentro do canal até retornarem ao utrículo.

Vertigem-VPPB-manobra

Abaixo Video demonstrativo da Manobra de Epley:

https://youtu.be/IJT6jnuQSEE

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Vertigem e Tontura VPPB, o que precisa saber sobre sintomas e tratamentos!!!  Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

1 Comentário

  1. Marilene Vieira disse:

    GOSTEI DA MATÉRIA.A VPPB é comum tbém em crianças?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.