Diversos

Vela de Laranja – Capilaridade e Como Fazer

Vela de Laranja que todos adoramos velas já se sabe, principalmente aquelas com um aroma agradável fácil apenas usando apenas uma laranja. Esta dica simples que mistura física e biologia, você poderá ignorar a cera e transformar sua fruta cítrica favorita em uma vela. Com um pouco de óleo de cozinha é possível fazer uma vela que brilha e ilumina bastante no escuro.  Esta vela pode ser usada como uma experiência para ensinar o fenômeno da capilaridade.

Capilaridade Na Vela de Laranja

Ele faz com que líquidos tenham a tendência de preencher tubos muito pequenos. Que é exatamente o que acontece nas velas, por exemplo, em que a parafina líquida percorre o pavio, vencendo a força da gravidade.

A capilaridade existe porque existe uma atração entre as moléculas dos líquidos e dos sólidos. Esse fenômeno é muito importante para as plantas, pois ajuda na circulação de líquidos dentro delas. A experiência da vela de laranja aproveita os canais microscópicos da laranja para usar o fenômeno da capilaridade.  o óleo penetra no pavio e sobe, formando uma vela.

 Como Fazer Vela de Laranja

Para fazer a vela de laranja corte ela ao meio e se desejar que seja uma vela mais alta corte uma parte maior que a outra. Usando uma tesoura faça cortes em volta do miolo branco da laranja. Tome muito cuidado para não cortar a base desse miolo. Faça cortes também entre a casca e a polpa. Com o dedo, retire toda a polpa deixando a laranja praticamente branca, com uma espécie de pavio no centro. Deixe a laranja secando por uns dois dias. Se for possível colocar no sol, melhor. Ela estará pronta quando estiver seca. Se estiver úmida, não funciona.

Encha a laranja de óleo, deixando cerca de 3 cm de pavio. Se o pavio estiver muito grosso, corte um pouco. O ideal é ter um pavio de uns 3 mm de diâmetro. Mais do que isso, é difícil de acender e gera fuligem. Espere o óleo subir no pavio e o acenda usando um isqueiro. Tenha paciência, pois demora bastante tempo para o fogo pegar. Tome cuidado para não queimar a mão no isqueiro, pois as partes metálicas dele podem ficar muito quentes. A chama da vela aumenta ao longo do tempo. Uma laranja cheia de óleo dura cerca de seis horas, podendo ser recarregada durante esse tempo.

Compartilhamos abaixo vídeo para fazer vela de laranja:

https://youtu.be/s0rA5ZBtkx4

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Economizar, aprender e fazer uma vela incrível! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.