Prestação de serviços

Vacina da Gripe 2018 – Datas

Vacina da Gripe 2018 é a tática mais importante para evitar novos surtos da doença. Existem oito grupos que fazem parte do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. E o importante é que todos possam fazer parte da vacinação para evitar o crescimento dos problemas causados pela doença. Mesmo com o atraso, o ministério aposta que a troca de datas não trará problemas, uma vez que a campanha se iniciará ainda no outono, antes que o inverno comece, quando o número de atingidos sobe consideravelmente. A ideia era iniciar os trabalhos uma semana antes, no dia 16 de abril. Mas por causa de algumas dificuldades de fabricação e logística ficou atrasada a distribuição da vacina.

Vacina da Gripe 2018 – Datas

Datas Para Vacina da Gripe 2018

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza tem inicio no dia 23 de abril de 2018. O Ministério da Saúde montou uma estratégia este ano  para diminuir o impacto da gripe em todo o país. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para 12 de maio que ira cair em um sábado.

Vacina da Gripe 2018 – Datas

Quem define a composição da vacina é a própria OMS, que reúne e analisa as informações enviadas por centros de vigilância de todos os países. Aqui no Brasil, por exemplo, temos três estações-sentinela: o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e o Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará. Juntas estas instituições fazem exames em pessoas infectados para descobrir quais as cepas virais que mais circulam em cada região. A partir desses dados, são decididas quais as composição da vacina e fazem o anúncio no mês de setembro para o Hemisfério Sul e em fevereiro para o Hemisfério Norte. Em 2018, os tipos de vírus incluídos em nossa campanha são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

Compartilhamos abaixo quem deve tomar a vacina:

-Crianças de 6 meses a 5 anos;

-Pessoas com mais de 60 anos;

-Gestantes;

-Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias;

-Profissionais da saúde;

-Professores da rede pública e particular;

-População indígena;

-Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide;

-Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia;

-Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter

-Pessoas privadas de liberdade;

-Adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa.

O primeiro dia da vacina é para os grupos prioritários que são as pessoas com mais de sessenta anos, os profissionais da saúde e indígenas. A partir do dia 02 de maio serão vacinadas as crianças com entre seis meses e cinco anos de idade, as gestantes e as puerperas mulheres que estão em até 45 dias após o parto. No dia 09 de maio é a vez das pessoas com doenças crônicas e os professores.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Prepare-se e compareça ao posto de saúde para se vacinar contra a gripe!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.