Saúde

Unhas Encravadas – Como Evitar e Quais os Cuidados

Unhas encravadas costumam doer bastante e incomodar ainda mais. Ela tem um nome bem complicado onicocriptose  e ela acontece quando a unha cresce de forma errada e entra na pele do dedo. É no dedão que a unha costuma encravar com mais frequência, mas qualquer unha pode vir a ter o problema.

Unhas-Encravadas

Quais os Cuidados e Como Evitar Unhas Encravadas

Unhas Encravadas acontecem quando algum dedo do pé como o dedão tem unhas curvadas ou pontas ao se desenvolver. Estas curvaturas anormais provocam muita dor e pode causar infecções. Quem tem problemas de diabetes, problemas vasculares devem ter atenção redobrada para a unha encravada, pois pode causar infecções muito fortes que pode levar a amputação dos pés.

Abaixo compartilhamos algumas dicas para prevenir as unhas encravadas:

– Higiene: Faça a higiene correta e tenha os cuidados necessários para evitar que haja curvaturas ou pontas em suas unhas. Mantenha suas unhas limpas e verifique constantemente para ver se há algumas anomalias em seu crescimento. Se sua unha estiver lascada ou quebrada  use a lixa para que melhore seu estado. Se não houver como usar a lixa, pois o problema esta sob a pele apenas higienize muito bem o local e não aperte a unha.

Unhas-Encravadas-higie

Sapatos confortáveis:A moda é uma das maiores aliadas para o aparecimento da unha encravada. O uso de sapatos apertados na parte da frente do pé é comum e se faz usos deste tipo de sapatos busque deixar seus dedos livres ao menos por meio centímetro para que possa movê-los. Caso a parte de cima de seus sapatos estejam apertando suas unhas evite usa-lo isto pode propiciar o aparecimento de unhas encravadas.

Unhas-Encravadas-sapa

Sapatos Fechados: Devem ser evitados, pois uma das complicações das unhas encravadas são as infecções e acontecem por muitas razões, falta de higiene nos dedos, má higiene dos sapatos e falta de oxigenação nos pés. Por isto usar sandálias ou sapatos abertos na frente do pé é importante e deve-se usa-los sempre que for possível. É importante também que não use o mesmo par de sapatos todos os dias se eles forem do tipo fechado ou ficou em seus pés por muitas horas.

Unhas-Encravadas-ideal

Podólogo: O podólogo é um profissional com especialização em cuidados com os pés e fazendo uma visita regular a este especialista seus pés estarão sempre saudáveis e suas unhas não ficarão encravadas. Existem podólogos que oferecem serviço de manicure já que muitos profissionais que fazem a pedicure não têm os mesmos conhecimentos e podem causar a unha encravada e infecções.

Unhas-Encravadas-podo

Corte: O ideal é optar por um podólogo para que ele corte corretamente suas unhas. Mas se for corta-las sozinho a recomendação é que faça isso seguindo a linha da unha. Nunca corte muito perto da pele e nem deixe pontas ou pedaços que possibilite as suas unhas encravarem. Use um cortador de unhas apropriado e que esteja bem higienizada e com seu corte afiado o suficiente.

Unhas-Encravadas-corte

Cuidados com as unhas encravadas:

– Colocar os pés em água morna, com 2 colheres de sulfato de magnésio, durante 20 minutos;

– Lave os pés todos os dias com água e sabão;

– Seque os pés com uma toalha macia, secando bem entre os dedos;

– Aplique uma pomada anti-séptica e cicatrizante;

– Cobrir o dedo com uma gaze limpa ou um band-aid;

– Cortar a unha de forma reta à medida que vai crescendo.

Caso a unha encravada esteja piorando, com dor forte, sangramento ou pus consulte um médico para que seja indicado um tratamento.

Nos casos em que a unha encravada esteja piorando, com dor forte, sangramento ou pus, é recomendada uma consulta com o dermatologista para iniciar o tratamento adequado.

Abaixo vídeo explicativo sobre Unhas Encravadas:

https://youtu.be/ZMXl6lKsMRc

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Unhas encravadas um tormento que exige cuidados!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.