Tupinambo – Benefícios e Receitas
Tupinambo também tem o nome de alcachofra-de-Jerusalém pelos ingleses. Ele não é precisamente uma alcachofra, mas sim uma variedade de girassol, por essa razão é também conhecido como alcachofra-girassol. Ele tem um tubérculo grumoso e sua casca é marrom, muito semelhante com uma raiz de gengibre. Sua polpa é doce, crocante e tem um sabor que lembra o de nozes.
Benefícios do Tupinambo
O tupinambo é um alimento energético apropriado para os diabéticos dado o seu conteúdo em glicose é quase nulo. Ele é uma excelente fonte de potássio, ferro, fósforo, cobre, magnésio, zinco e vitaminas A, B e C. Contém cerca de 8% de fibras e mucilagens e cerca de 12% de glúcidos e 2% de prótidos. Assim sendo é um alimento (hidrato de carbono), energético muito recomendado aos diabéticos pois o seu conteúdo em glicose é quase nulo. O alcachofra-girassol também pode ajudar a facilitar o controle dos níveis de açúcares no sangue e a manter um peso saudável.
Sendo fonte de vitamina C que é muito importante para o crescimento e o reparo de tecidos em todas as partes do nosso corpo. Auxilia na produção de colágeno. Esta é a proteína utilizada na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos. Sendo um antioxidante, ou seja, uma substância que bloqueia parte dos danos provocados pelos radicais livres, compostos que danificam o DNA e cujo acúmulo ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento.
Receita Com Tupinambo
O tupinambo ou alcachofra-de-Jerusalém pode ser preparado praticamente da mesma maneira que as batatas. O vegetal é excelente assado, salteado ou na forma de purê para preparar uma sopa.
Compartilhamos abaixo algumas receitas com tupinambo:
Tupinambo abafado com Tomates e Cebolas:
Ingredientes Necessários:
-1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem;
-1 xícara de cebola em fatias bem finas;
-1/2 colher (sopa) de alho picado;
-2 colheres (sopa) de salsa picada;
-2/3 de xícara de tomates em lata (tomate pelado);
-700 g de tupinambo;
-sal e pimenta-do-reino moída, a gosto.
Modo de Preparar:
Descasque os tupinambos, lave-os em água fria e corte-os em pedaços de 2,5 cm de espessura. Salteie a cebola com o azeite em fogo médio/alto.
Adicione o alho picado, misturando para não queimar e em seguida a salsa. Mexa e coloque os tomates pelados. Deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione um pouco de água se necessário.
Quando o tomate começar a dissolver, acrescente os tupinambos picados, misture bem e deixe cozinhar por 30 a 40 minutos, até que eles estejam macios ao serem espetados com um garfo. Ao final, acerte os temperos e sirva.
Salada de Tupinambo com nozes:
Ingredientes Necessários:
-250 g de tupinambo;
-3 fatias de limão;
-50 g de miolo de noz;
-1 colher de chá de mostarda;
-1/2 colher de chá de açúcar mascavado;
-2 colheres de sopa de vinagre de sidra;
-2 colheres de sopa de óleo de girassol;
-Sal;
-Pimenta.
Modo de Preparar:
Colocar uma panela com água a ferver. Quando a água começar a ferver, juntar as fatias de limão e um pouco de sal grosso. Descascar então os tupinambos, cortando em fatias finas. Ir colocando na água na medida que se for cortando, para impedir que escureçam.
Partir grosseiramente as nozes. Numa taça, juntar a mostarda, o açúcar, o vinagre e o óleo. Temperar com sal e pimenta e misturar bem. Juntar as nozes e o tupinambo, envolver bem e servir imediatamente.
Purê de Tupinambo
Ingredientes necessários:
-90g de tupinambo (3 tubérculos médios como os da figura);
-1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio;
-1 colher de sopa de óleo de côco;
-flor de sal q.b.;
-1 colher de sopa de cominhos em pó;
-1 colher de café de flor de sal;
-1 colher de café de pimenta preta;
-1 raminho de funcho.
Modo de Preparar:
Lavar bem o tupinambo com uma escova (ter uma só para vegetais é o ideal).
Descascar o melhor possível (não é a tarefa mas fácil do mundo mas tal como o gengibre facilita usar uma colher em vez de uma faca).
Cozer a vapor ou em água com o bicarbonato de sódio.
Após a cozido (verificar com um garfo, demora habitualmente 15min), escorrer bem a água.
Triturar com a varinha mágica ou num liquidificador sem juntar líquidos.
Num tacho colocar o purê de tupinambo e adicionar o óleo de côco, a pimenta, a flor de sal e os cominhos.
Deixar cozinhar em fogo brando, mexendo sempre para não colar no fundo.
Servir com extra de pimenta preta e funcho fresco.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? É sempre muito bom poder variar na culinária com pratos de sabores diferenciados! Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!