Saúde

Tuberculose – Causas, Sintomas e Tratamento

Tuberculose é uma doença contagiosa. Essa enfermidade é causada por uma bactéria que pode atingir várias partes do corpo, tais como órgãos, rins membranas do cérebro. Mas ela atinge principalmente os pulmões, assim agindo como uma doença respiratória, deixando a pessoa com alguns sérios problemas de saúde. Esse é um problema sério, que muitas vezes pode ser identificado como pneumonia, mas que pode se agravar com o tempo se não for cuidado.

Tuberculose - Causas, Sintomas e Tratamento

Causas da Tuberculose

Quando a tuberculose atinge outras áreas do corpo, não sendo o pulmão, ela recebe o nome de tuberculose extra-pulmonar. Além deste, existem outros tipos de tuberculose, por isso é preciso cuidar desse problema, ele pode atingir diferentes locais de maneiras diferentes. Como dito antes, a tuberculose é causada por bactérias, seus tipos variam, sendo as principais causadoras da infecção a Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), mas podendo ser caudada por outras diferentes destas. Novamente, a tuberculose é uma doença contagiosa, passada de pessoa a pessoa, por isso quando tem uma aglomeração de pessoas em conjunto, essa é a principal causa da transmissão da doença.

Tuberculose - Causas, Sintomas e Tratamento

Por isso o infectado não pode estar em contato muito intimo e próximo com as pessoas, para não passar essa enfermidade também para elas. Quando a pessoa não possui uma alimentação e uma vida saudável, isso consequentemente faz com que a doença tenha uma proliferação maior na pessoa, e se alastre com mais risco.

Sintomas da Tuberculose

No inicio, muitos dos pacientes não chegam a exibir nenhum tipo de sintoma, mas após um tempo, aos poucos alguns vêm surgindo. Compartilhamos abaixo  principais sintomas da tuberculose:

  • Tosse seca e continua no inicio e após um tempo apresenta secreção, pus ou sangue;
  • Cansaço excessivo;
  • Febre baixa;
  • Sudorese noturna;
  • Falta de apetite;
  • Palidez;
  • Emagrecimento acentuado;
  • Ronquidão;
  • Fraqueza;
  • Prostração.

Quando a pessoa já atinge um grau mais elevado e grave, outros sintomas podem também surgir então denominando o estado de saúde, esses são: dificuldade em respirar, eliminação de grande parte do sangue; colapso no pulmão e acumulo de pus na membrana que envolve o pulmão, assim muitas vezes podendo ocorrer dor torácica.

Tratamento da Tuberculose

O tratamento para essa doença é feito a base de antibióticos, que mostram 100% de eficácia sobre a cura, assim o paciente infectado, deve se manter sobre esse tratamento até um mês. Os sintomas podem sumir, mas a doença ainda pode estar presente, por isso é indicado durante o tratamento da tubérculo, estar passando no médico todas as semanas, ou ser mantido sobre internamento até a cura.

Tuberculose - Causas, Sintomas e Tratamento

A cura completa da tuberculose ocorre por cerca de 6 meses, mas esse deve ser mantido por orientação médica e jamais abandonar o tratamento. Se caso a pessoa desistir de se cuidar, pode acarretar numa não cura. Já existe uma vacina para essa doença, que assim pode prevenir grande parte da população de então adotar essa enfermidade, por isso é essencial se cuidar sempre.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! A tuberculose é confundida com uma tosse comum e precisa de tratamento rápido! Deixe seu comentário

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.