Saúde e Beleza

Treino Gaia – Como é Feito

Treino Gaia é um método orgânico direcionado ao bem estar e a melhorar a saúde. Ele tem o objetivo de resgatar os movimentos naturais do corpo e fazer nova conexão com a natureza. Trabalha as habilidades do corpo humano de forma lúdica e divertida.  Segundo  Herica Sanfelice, a criadora do treino Gaia, a atividade busca dar um novo sentido à experiência corporal. “Somos dotados de muitas capacidades, mas nossas habilidades foram atrofiadas pelo desuso”, diz a educadora física, que hoje dá curso de formação para professores, além de aulas nas unidades do SESC.

Treino Gaia – Como é Feito

Como Feito o Treino Gaia

O treino gaia utiliza movimentos naturais da nossa espécie, o desenvolvimento da auto-observação, da concentração, da atenção, da presença e relaciona o corpo e a mente através de técnicas de equilíbrio da energia. Compreende o ser de maneira integrada, resgata o prazer no movimento e a conexão com a nossa natureza. Subir em árvores, se equilibrar em pedaços de troncos e engatinhar na grama não só faz bem para o condicionamento físico, como para saúde mental e energética.

Treino Gaia – Como é Feito

O objetivo do método Gaia é melhorar todas as habilidades humanas.Agachar, saltar, rolar, escalar, rastejar, equilibrar-se, arremessar, correr e caminhar fazem parte do treino. Tudo de maneira divertida, prazerosa e lúdica. “Tem muito essa coisa de brincadeira porque somos mamíferos e, como seres mamíferos, a gente usa a brincadeira para se conectar com as pessoas também. As crianças fazem isso muito bem e, com o tempo – por um padrão social – deixamos de brincar”, comenta Herica.

Treino Gaia – Como é Feito

Para fazer o treino Gaia é indicado que a pratica seja feita em meio à natureza, em parques, na areia, na grama, mas nada impede de realizar os movimentos naturais em um ambiente artificial, como uma academia, por exemplo. Este treino também propõe deixar o tênis de lado e colocar os pés no chão. Assim, com os pés mais livres, sem sapatos para apertá-los e limitá-los, é possível explorar melhor toda a movimentação. “Quanto maior a tecnologia do tênis, menor a tecnologia dos pés”, compara a professora.

Compartilhamos abaixo alguns movimentos usados durante as aulas:

-Movimentos de sentar-se no chão;

-Caminhar descalço em diferentes superfícies;

-Pendurar-se em barras para acionar os membros superiores;

-Carregar coisas leves e pesadas;

-Descansar em cócoras;

-Lançar e receber objetos, como bolas;

-Escalar árvores, pedras ou qualquer outra superfície;

-Equilibrar-se (isso ajuda a trazer a mente para o momento).

De acordo com a professora Herica Sanfelice, não há movimento certo ou errado e sim pouca variabilidade. Uma rigidez na lombar, por exemplo, pode indicar falta de movimentação. Quem passa muito tempo sentado tende a apresentar essa queixa. “Quando a pessoa faz poucos movimentos para realizar uma tarefa, aquilo está errado porque ela não tem mobilidade suficiente. É preciso pensar no erro como algo que será construído, porque  o medo de errar é que inibe as pessoas de se moverem naturalmente”.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O treino Gaia não é voltado para a estética corporal, está mais ligado ao bem-estar, saúde e ao equilíbrio emocional.! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.