Obsessões, compulsões ou ambas são características do TOC. Obsessões são impulsos, pensamentos ou imagens desagradáveis que levam a pessoa a constantes rituais e as compulsões levam o individuo a praticar atos físico ou mentais em resposta as compulsões uma forma de afastar as ameaças por exemplo: contaminação, provável incêndio na casa.
Chamadas de Evitações ou comportamento evitativo são as atitudes do portador de TOC que evitam de qualquer forma contato com alguns lugares como banheiros públicos, cemitérios, hospitais ou objetos tocados por outras pessoas como telefone público, dinheiro, maçanetas chegando ao extremo de evitar pessoas como mendigos, pessoas com algum ferimento numa tentativa de aliviar seus medos e preocupações.
Quais são seus Sintomas.
Os sintomas do TOC tem uma diversidade muito grande: medo de contaminação/lavagens, busca exagerada da ordem/simetria ou exatidão, pensamentos com conteúdos censuráveis como sexo, violentos ou blasfemo. Normalmente apenas um dos sintomas é
Sabe-se que os sintomas geralmente afetam aos adolescentes e começam cedo muitas vezes ainda na juventude se tornando menos frequente dos 18 ou 20 anos e raramente após os 40 anos.
Para ter-se a certeza de que realmente a pessoa é portador de TOC é necessário observar se as obsessões ou compulsões consomem mais de uma hora no seu dia a dia comprometendo sua vida social ou desconforto clinico significativo. Os sintomas não podem ter origem em efeitos causados por uso de alguma substância como droga ou abuso de medicação nem podem ser advindas de doenças psiquiátricas com sintomas parecidos como compulsão a comida, jogo compulsivo, etc e nem mesmo podem ser ocasionadas por alguma doença neurológica.
Como Tratar o Toc.
O TOC era considerado raro até recentemente e sabe-se agora que é um transtorno mental bem comum encontrado em um a cada 40 a 60 indivíduos. Provavelmente no Brasil deve existir em torno de dois milhões de pessoas com o transtorno.
Se não for tratado o TOC tende a se tornar crônico e seus sintomas crescem ou diminuem de intensidade com o passar do tempo. Não melhora espontaneamente e pode acompanhar o portador durante toda sua vida.
O tratamento é feito a base de remédios para depressão visto que se descobriu serem efetivos para o TOC. Concomitantemente aos remédios se usa a terapia cognitivo-comportamental (TCC) que tem como proposta uma mudança de padrões de pensamento que inclui exercícios de exposição e abstenção de executar rituais (prevenção da resposta).
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você.
Gostou da matéria?
Deixe seu comentário.
Comente Via FaceBook
Comentários