Transtorno Noctúria – Causas e Cuidados
Transtorno Noctúria acontece quando se urina muito durante a noite. Principalmente se acordar para urinar mais de duas vezes durante a noite. Normalmente o problema envolve a superprodução de urina e o impulso de urinar diversas vezes. A noctúria é mais comum em pessoas com mais de 60 anos. Ela não deve ser confundido com a enurese que é quando a pessoa urina na cama e em geral são as crianças.
Causas do Transtorno Noctúria
O problema compromete o funcionamento do sono. E também pesquisas comprovam que levantar mais de três vezes por noite para urinar aumenta os riscos de acidentes por queda. O envelhecimento é considerado uma das maiores causas da noctúria. Caso o problema esteja atrapalhando seu sono, é importante buscar um urologista para avaliar a causa da noctúria.
Compartilhamos abaixo causas do Transtorno Noctúria:
-Há ingestão excessiva de líquido (seja bebida ou alimentos ricos em água) antes de dormir;
-É feito uso de medicamentos diuréticos;
-Ocorre uma infecção bacteriana na bexiga;
-A pessoa apresenta uma infecção crônica no trato urinário.
Ainda pode ter causa por problemas de saúde. Entre eles:
-Falência crônica renal;
-Diabetes;
-Hiperplasia da próstata;
-Insuficiência cardíaca congestiva;
-Distúrbios do sono como: apneia do sono, síndrome das pernas.
Cuidados no Transtorno Noctúria
Os especialistas que se deve consultar são um clínico geral oi urologista para o diagnóstico da causa da noctúria. O médico fará a anamnese e depois pode pedir alguns exames de urina. Vai entender através de dados se há alguma alteração na função dos rins ou no resto do trato urinário.
Compartilhamos abaixo alguns cuidados Transtorno Noctúria:
-Reduzir consumo de líquidos antes de dormir;
-Evitar alimentos ricos em água antes de dormir, como melancia, melão;
-Mudar o horário de tomar medicamentos diuréticos (sob a devida orientação médica).
Uma dica seria acostumar o organismo a urinar mais vezes durante o dia. Criando esse hábito, o corpo retém menos líquido até a hora da noite. Além disso, é possível melhorar o problema com medicamentos, caso o médico julgue necessário.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? O transtorno pode ser tratado também com uma simples mudança nos hábitos. Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!