Saúde

Tofu Queijo de Soja – Benefícios e Como Fazer

Tofu Queijo de Soja descoberto pelos chineses a mais de dois mil anos este rico alimento também chegou aos japoneses e coreanos. No ocidente, não se sabe dizer ao certo quando o tofu foi introduzido, mas o dicionário espanhol Vocabulário da Lingoa de Iapam no ano de 1603, traz o que é considerado o primeiro registro da palavra tofu na Europa.

Tofu Queijo de Soja – Benefícios e Como Fazer

Benefícios do Tofu Queijo de Soja

Tofu é um alimento produzido a partir da soja que apresenta uma textura firme parecida com a do queijo, tem um sabor delicado e cor branca cremosa. Seu processo de fabricação também é parecido com o usado para fazer o queijo de leite e justamente por isso é chamado de queijo de soja. Por ter este sabor suave ele é muito usado em vários tipos de receitas na culinária asiática sejam em doces ou salgados. Ele pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes.

Tofu Queijo de Soja – Benefícios e Como Fazer

Abaixo compartilhamos benefícios do Tofu:

Previne doenças cardíacas diminuindo suas chances, pois ele reduz os níveis de lipoproteína de baixa densidade, considerado o colesterol ruim.

Combate o envelhecimento mantendo a elasticidade da pele e também tonifica os músculos faciais, o que faz com que o aparecimento de rugas não ocorra.

Contém quantidade de cálcio proporcionando dentes e ossos fortes e saudáveis. Pela grande quantidade de cálcio, ele também auxilia na prevenção de artrite reumatoide e outras doenças ósseas.

O tofu previne diversos tipos de câncer sendo excelente fonte de selênio um mineral considerado antioxidante. Ele auxilia no bom funcionamento do corpo, prevenindo contra diversos tipos de câncer entre eles o câncer de mama, cólon e câncer de próstata.

Tofu Queijo de Soja – Benefícios e Como Fazer

Ele Mantém o cérebro, fígado e rins saudáveis e seu consumo diário, segundo especialistas, ajuda na diminuição de doenças do cérebro, que normalmente ocorrem com a idade. Além disso, seu consumo regular reduz danos no fígado, doenças hepáticas e doenças renais, porque diminui a quantidade de proteínas que os pacientes diabéticos normalmente eliminam pela urina.

Promove o alivio dos sintomas da menopausa como por exemplos as ondas de calor comum do período, quando se tem o seu consumo regular estabilizando os níveis de estrogênio.

Previne queda de cabelo e evita sua queda excessiva por meio da proteína que possui, e que é convertida em queratina.

Tofu Queijo de Soja – Benefícios e Como Fazer

Fornece energia ao corpo sendo considerado ótima fonte, já que 113 g proporcionam 33,8% do valor diário de ferro. É com o ferro, encontrado principalmente na hemoglobina, e considerada a molécula essencial para a produção de energia, já que realiza o transporte e fornecimento de oxigênio ao organismo, que o tofu se transforma em um dos principais alimentos energéticos.

Um alimento rico em proteína assim como no caso do ferro, em 113 g de tofu é possível fornecer 9,2 g de proteína, o equivalente a 18,3% do valor diário de proteína sendo livre de gordura saturada e possui 86 calorias.

Ajudam na saúde cardiovascular pesquisadores afirmam que a ingestão regular da proteína de soja diminui os níveis de colesterol total até 30% e reduz os níveis de LDL (considerado o mau colesterol) em até 35-40%.

Como Fazer Queijo De Soja Tofu

Para que as necessidades proteicas sejam supridas é recomendável a ingestão de três porções diárias de soja ou seus derivados. Por exemplo: uma fatia de Tofu, um copo de leite de soja e uma xícara de grãos de soja. Por facilitar a digestão o tofu é a opção perfeita para quem não se adapta ao consumo de soja em grãos, já que ela pode causar flatulência.

Tofu Queijo de Soja – Benefícios e Como Fazer

Abaixo compartilhamos como fazer o Tofu:

Ingredientes necessários: para 2 pessoas

-500 g de soja em grãos;

-20 g de (4 colheres, de sopa rasas) de sulfato de cálcio (gesso);

-1 colher de sopa de sal amargo.

Material necessário

– Panos para fazer queijo a sugestão é usar pano de fralda;

– Moldes pode utilizar  caixas de leite longa-vida;

* Prensa pode utilizar1 cartão grosso embrulhado com filme plástico;

* Peso utilize pratos, latas de conserva…

* Termômetro de cozinha;

Como Preparar:

Deixe os grãos de soja de molho por 10 a 20 horas, em água suficiente para cobri-los mesmo quando dobrarem de tamanho.

Prepare os moldes utilizando uma caixa de leite para cada molde.

Corte um dos lados da caixa e, no outro, faça vários furos para que o líquido do tofu saia. Reforce os moldes, se necessário, passando um cordão ou arame por fora. Forre cada molde com um pedaço de pano para queijo, que deve ser grande o suficiente para cobrir todo o tofu.

Escorra os grãos de soja e moa-os em um liquidificador ou processador de alimentos, com água o suficiente para cobri-los.

Moa em várias etapas, se necessário, pois a quantidade de grãos vai ser grande. Transfira os grãos moídos com água para uma panela grande e adicione mais água, até dobrar a quantidade de líquido. Leve ao fogo e deixe levantar fervura.

Baixe o fogo e deixe ferver por 20 a 30 minutos, retirando com uma escumadeira a espuma que se formar sobre a água. Enquanto isto dissolva o sulfato de cálcio em uma pequena quantidade de água e reserve.

Forre um coador grande com um pedaço de pano para queijo e coe o tofu, sobre uma grande tigela ou panela. O líquido coado é o leite de soja e será transformado em tofu. O material sólido que ficar no coador é chamado “okara” e pode ser utilizado em alguns pratos japoneses.

Tofu Queijo de Soja – Benefícios e Como Fazer

Deixe o líquido esfriar até 70º. Quando estiver nesta temperatura, misture o sulfato de cálcio ja dissolvido em água e mexa. Quase que imediatamente, o tofú começará a separar-se da água. Neste ponto, despeje a mistura nos moldes e cubra-los com o pano de queijo.

Sobre cada molde, coloque um pedaço de papel-cartão embrulhado com filme plástico (cortados no tamanho exato do molde) e, sobre esta pilha, os pesos (latas, potes) para que o tofu seja pressionado e o líquido saia.

Após 30 minutos coloque cada molde dentro de uma bacia grande cheia d’água e retire cuidadosamente os tofus dos moldes. O tofú está pronto e para melhor conservação deve ser guardado na geladeira em um pote cheio d’água (troque a água todos os dias). Desta maneira dura 30 dias.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Receita de tofu para fazer em casa e aproveitar ao máximo seus benefícios! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.